segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUANDO IR A FRENTE É VOLTAR ATRÁS

A música este produto não perecível que nos faz perceber o tamanho de nossa existência. É ótimo poder sentir, ouvir e vê-la.
Muitas vezes me perguntam sobre o que é preciso para ser um audiófilo, bem, vou contar como fui orientado. Quando tinha meus 20 anos eu me fiz uma pergunta, como poderia aprender a entender música erudita?

A resposta viria de um membro próximo da família, Tio Rubens Rasmussen, já falecido. Em sua grande sabedoria ele me disse que precisava ouvir a Valsa de Viena. Naquele momento pensei comigo que seria um grande desafio, pois a imagem que fazia desse estilo de música me remontava aos salões de baile de Viena, com pessoas de certo requinte em grandes palácios.
De qualquer forma eu fui à loja comprar a fita para ouvir a Valsa, a família Strauss foi minha opção na escolha dentre outras composições, bem, ouvindo as fitas me chamou a atenção a marcação do tempo que era diferente, mesmo quando comparada com outras versões da Valsa, existia ali um espírito vienense, continuei escutando e analisando desde a introdução aos outros movimentos. A cada dia que ouvia descobria algo novo e o som foi ficando agradável e uma nova fase de descobrimentos começou.

Aqueles que apreciam o som de André Rieu percebe que o notável maestro sempre coloca em seus trabalhos as valsas, pois elas são ícones da música, levando a compensação do trabalho e a valorização do conjunto da obra.

Uma curiosidade, a Sony Music produziu um trabalho sobre a vida de madame Bardac, chamado “The Loves of Emma Bardac” esta senhora foi uma Diva do mundo da ópera em Paris no século XIX. Ela foi casada com um banqueiro, com quem teve dois filhos Raoul e Hélène, teve um caso com o compositor Gabriel Fauré, que na época era o diretor do Conservatório de Paris, após se separar do banqueiro ela casou-se com Claude Debussy com quem teve uma filha com 3 anos de diferença de Hélène. Tanto Fauré quanto Debussy compuseram músicas tocadas no piano à quatro mãos para que as duas meninas pudessem tocar juntas, de certa forma, o conceito foi muito moderno para a época.

As duas meninas foram retratadas em diversos quadros de grandes artistas, como Monet, Rembrandt e Toulouse Lautrec. O interessante é que um movimento permite a integração de diversas formas de arte e a junção de uma época, o impressionismo. O importante é que ouvindo a música pude entender toda uma grandeza das relações humanas, sua integração e sua evolução, portanto, sem a música das maravilhosas pianistas as irmãs Labeque, protagonistas do DVD da Sony eu não poderia compreender a lição de conhecimento e me dedicar a procurá-lo e, com certeza, me tornar um ser humano melhor.

por Paulo Roberto Pasian

Um comentário:

  1. Matéria muito atraente e encantadora que leva seus leitores ao mundo maravilhoso da música!

    ResponderExcluir