segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paulo Tiné lança livro "HARMONIA FUNDAMENTOS DE ARRANJO E IMPROVISAÇÃO"

Paulo Tiné é Bacharel em Música, Mestre e Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. A originalidade de suas pesquisas deve-se à sua abordagem do repertório da música popular nas suas diversas vertentes a partir de um olhar acadêmico e de obras de referência, no caso da harmonia, de autores como Walter Piston, Arnold Schoenberg, Henrich Shenker, entre outros.

Docente da Faculdade Santa Marcelina (FASM), da Faculdade de Artes Alcântara Machado (UNIFIAMFAAM) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). É também professor visitante do curso de Composição e Arranjo da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Esse livro é o resultado das experiências práticas e teóricas que o autor tem realizado em suas atividades de pesquisa e docência, bem como em suas atividades artísticas de arranjo e composição. Trata-se de um pequeno tratado que não pretende encerrar as perspectivas musicais, mas sintetizar os fundamentos essenciais ao aprofundamento de seus conhecimentos de harmonia. Dentro de uma perspectiva jazzística, a obra desenvolve paulatinamente conceitos de harmonia que são realizados através de técnicas de arranjo e suas propriedades são desenvolvidas no sentido de se buscar diferentes alternativas analíticas e escalares para cada música e acordes sugeridos na forma de exercício.

Embora esse trabalho não pretenda propor uma sistematização das cifragens, metodologia analítica e nomenclaturas confusas e contraditórias utilizadas nos meios musicais ligados à música instrumental e jazzística, ele procura ter pelo menos uma coerência interna à obra.


Quiçá, o principal aqui, não seja somente o material que se está a apresentar, mas principalmente, o como ele se mostra. Trata-se, também, de uma apresentação crítica de conceitos muito difundidos, porém pouco pensados. Entretanto tal crítica se dá mais pelo viés da adaptação e forma de apresentação desses conceitos do que por uma reflexão explícita tratando-se, vale lembrar, de um livro prático com diversas propostas de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário