sábado, 15 de outubro de 2011

VIOLÃO SINFÔNICO 2011 - Orquestra Metropolita, Edelton Gloeden sob regência do maestro Rodrigo Vitta


A segunda e última noite da edição 2011 do projeto Violão Sinfônico recebeu o renomado violonista e grande amigo Edelton Gloeden. Acompanhado da Orquestra Metropolitana, Edelton apresentou o entusiasmante Concierto Del Sur, do compositor mexicano Manuel Maria Ponce.

Antes que Edelton viesse ao palco, a Orquestra Metropolitana, sob a regência do maestro Rodrigo Vitta, apresentou obras que, embora pouco conhecidas do público, tinham indiscutível valor estético e composicional. Em outras palavras: eram músicas muito bonitas. Podemos citar Prelúdio para orquestra de cordas, do compositor grego radicado nos Estados Unidos Dinos Constantinides – atualmente professor de composição na Universidade de Louisiana, ou ainda Pastorale D´été, do prolífico compositor suíço Arthur Honegger, obra que carregava indiscutíveis influências de seu mestre Vincent D´indy.

Coube ao Edelton finalizar esta noite com Concierto de Sur. Particularmente, é difícil falar do Edelton de maneira imparcial, afinal de contas, somos companheiros de profissão e amigos há mais de quatro décadas. Uma coisa que nunca mudou neste tempo todo foi a característica do Edelton de sempre se preparar muito bem para suas apresentações. Para este concerto, não foi diferente. O que se viu foi um músico experiente e bem preparado, que fez com que o difícil Concierto Del Sur parecesse fácil a quem observa. Além disso, Edelton prendeu a atenção do público com uma interpretação expressiva, com vibratos cheios de vida e com seu característico timbre aveludado ao violão. Nem mesmo uma falha do sistema de som do teatro (a exemplo da noite anterior) foi capaz de prejudicar a performance do Edelton, e eu fiquei muito feliz em fazer parte desta apresentação.

Ao final da noite, duas coisas ficaram bastante claras: a coragem do maestro Vitta em propor um repertório que fugia ao clichê, e que efetivamente contribui para a ampliação do repertório de concerto; a maturidade musical e a responsabilidade profissional que atingiu o meu amigo de quatro décadas Edelton Gloeden.

por Giacomo Bartoloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário