sábado, 29 de outubro de 2011

Algol editora lança livro de Márcio Callegaro " Bala com Bala" e chega nas livrarias em novembro próximo.


Bala com Bala de Márcio Callegaro chegará às livrarias em Novembro de 2011.

É um romance policial e está sendo lançado nesse início de novembro pela Algol Editora, selo Mirfak, em edição econômica e com ampla distribuição pelas livrarias do país.

A história chega ao mercado editorial brasileiro em momento oportuno e possui todos os quesitos para agradar ao atual leitor de best-sellers, pois aborda, e bem, tema de interesse: a atuação da polícia, agora a Civil, vista por quem viveu essa realidade por dentro. Porém, não se espere do livro apenas momentos de ação e operação policial, pois a narrativa nos fala de dramas humanos, vividos por um investigador de nome Tirso Falheiros Pontes que, diariamente, se desdobra entre as dificuldades de um trabalho penoso, de baixo ganho e alto risco, enfrentando as mais diversas mazelas da vida cujo conhecimento, de certo modo, é comum a todos nós, cidadãos contemporâneos.

Uma curiosidade é o fato de Callegaro, além de escritor, ser estudioso de Teoria da Literatura, o que poderia indicar intricadas narrativas ou rebuscada linguagem afastando do livro o leitor comum, o que efetivamente não acontece. Consegue o autor escrever um livro dinâmico, envolvente e moderno, onde as ações e os sentimentos se misturam, de forma equilibrada, assim como os erros e os acertos do protagonista Tirso. Não se trata, portanto, do gênero policial clássico, de um crime a ser solucionado ou de simplesmente um investigador hard-boiled, durão e de moral rígida, que se consagra ao final, mas, contrário a isso, bastante humano para um personagem típico do gênero, com conflitos de um cidadão comum, lutando entre forças opostas, esforçando-se para organizar sua vida pessoal.

Outro ponto que chama a atenção é a escrita cuidadosa da narrativa contrastando, nos diálogos, com o linguajar do dia a dia, tanto do policial quanto do marginal, uma combinação de bom efeito estilístico. Também, ao longo do romance, momentos inesperados de crueza mesclados com a suavidade do poético, muitas vezes habitando a mesma página. E não se poupa o leitor da violência urbana, normais na vida de um investigador, ou de situações libidinosas.

Para quem pensou já ter lido de tudo no gênero policial, a Mirfak busca dar um passo adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário