sábado, 15 de outubro de 2011

Funarte dará gravações de festivais e bienais para compositores

Projeto da Funarte contemplará mais de 400 compositores com cópias de mais de 1.200 gravações de obras suas. As gravações foram feitas durante os Festivais de Música da Guanabara, de 1969 e de 1970, nas 19 Bienais de Música, realizadas a partir de 1975, e em outros eventos. O material faz parte do acervo do Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte e foi reproduzido em CD a partir dos originais, em fitarrolo e em outras mídias analógicas. A maioria das gravações nunca foi ouvida pelos compositores.

O pontapé inicial do projeto aconteceu durante a 19ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, da Fundação Nacional de Artes – que acontece até 19 de outubro na Sala Funarte Sidney Miller (RJ) -, com a entregue ao maestro Edino Krieger de cópias de gravações de obras de Villa-Lobos.

Durante o evento serão apresentados 11 concertos, com trabalhos recebidos de sete estados brasileiros e também do exterior. O objetivo do evento é a troca de experiências entre músicos de todo o país. Um destaque desta edição é a execução de 74 obras inéditas, das quais 59 foram selecionadas no concurso Funarte de Composição 2010 – com prêmios entre R$ 8 mil e R$ 30 mil – e mais 15 peças também encomendadas pela Funarte, destacando-se autores como Jorge Antunes, Tim Rescala, Guilherme Bauer e Edino Krieger.

*Fonte: site do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário