sábado, 29 de outubro de 2011

MinC e dirigentes culturais da região de Santos participam de Seminário

Produtores culturais, representantes das secretarias de Cultura das cidades do litoral paulista e da classe artística estiveram presentes na tarde de ontem (27), no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, para prestigiar o seminário Metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), com coordenação do secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Mamberti (à direita na foto). O evento foi realizado pela prefeitura do município em parceria com o Ministério da Cultura.

Na plateia, os representantes dos municípios de Guarujá, Cubatão, Mongaguá, Praia Grande e São Sebastião, e os agentes culturais das áreas de teatro, cinema, literatura, dança e música, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da proposta de aprimoramento do PNC para os próximos dez anos, processo que incluiu a consulta pública PNC, encerrada no último dia 20 de outubro, que recebeu mais de 6 mil contribuições.

Na mesa, formada ainda pelo chefe da Representação Regional São Paulo do MinC, Valério da Costa Bemfica, e pelo gerente regional da Funarte em São Paulo, Tadeu de Souza, Mambertio afirmou a importância do último encontro do PNC ocorrer em Santos: “Fico feliz pelo Seminário ter sido realizado aqui, pela minha ligação com cidade e também porque este município é um polo cultural que tem muita representatividade em todo estado”, finalizou o secretário.

Ao final do encontro, os participantes tiraram dúvidas e discutiram temas como a ampliação do acesso à produção artística regional e o fortalecimento institucional entre poder público e produtores locais. A exemplo das seminários anteriores, o resultado do debate em Santos servirá de contribuição para traçar indicadores que ajudarão na aplicação de estratégias eficazes para o setor.

Instituído pela Lei 12.343, em 2 de dezembro de 2010, o PNC tem o objetivo de definir e fortalecer as diretrizes para assegurar o direito à todas as formas de cultura.

(Fonte: Site MINC e Assessoria de Imprensa Secult – Santos)
(Fotos: Francisco Arrais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário