sábado, 15 de outubro de 2011

Quem tem medo de Ópera, Música Clássica e Balé?

É sempre a mesma coisa: quando comento com alguém que gosto de ópera, balé e música clássica, as pessoas têm os mesmo clichês. Acham os ingressos caríssimos, respondo que o preço é igual ou menor que uma entrada de teatro. Dizem não entender essa arte, acham-na complexa, respondo que na ópera sempre temos a legenda, igualzinho ao cinema. Ela é cantada em idiomas como o italiano, alemão, francês, russo e outras línguas. Explico que ninguém fica cantando ao acaso, conta-se uma história com começo, meio e fim. Muitos sabem que sempre alguém morre no final, isso é verdade quando o assunto é o período romântico, mas ópera não é só romantismo; digo que existem muitas óperas cômicas interessantes. Todos os cantores são gordinhos, realmente muitos já foram.

Nos idos do século XXI não se aceita mais cantores acima do peso, o artista tem que se moldar ao personagem, e assim sendo, os robustos estão aos poucos sendo excluídos do cenário . As óperas duram uma eternidade, são mais de três horas no teatro. Nos dias de hoje as pessoas sofrem de ansiedade passional, querem tudo rápido e pronto. Explico que existem intervalos, onde você relaxa, toma um ar e o principal, conversa com amigos e ouve o burburinho do teatro.

No balé as pessoas reclamam de danças longas e incompreensíveis, digo que sempre existe um programa que explica toda a história. Um pouco de leitura e esforço intelectual ajudam a entender o que se passa, você vai se emocionar. Hoje a maioria quer tudo mastigado, pronto, pensado. Nos concertos, alegam a longa duração, e sempre reclamam do tempo e da música difícil. Para quem está acostumado às músicas de 4 minutos de sua banda de rock , um concerto de uma hora é uma eternidade.

Ópera, balé e música clássica é arte para poucos. Muitos têm um potencial para gostar, para ser consumidor e no entanto nem sequer foram apresentados a esse tipo de espetáculo. Existe toda uma geração de jovens que lotam teatros, gostam do espetáculo e muitos adquirem DVDs e CDs. Mas esse número pode ser muito maior. Falta divulgação e quando ela existe é elitista. Vide a vinda do tenor José Carreras ao Brasil, com divulgação em mídias de grande circulação e ingresso mais barato - R$ 500,00. Trabalho correto, sequencial e sério faz teatro lotar. Vi isso no Teatro Municipal de São Paulo antes de seu fechamento para reforma, todas as récitas lotadas, jovens de outras cidades se deliciando. O que acontece após aquele ano mágico de 2008, o teatro fecha para uma infinita reforma. Quebra-se toda a corrente, toda a galera se perde e é preciso começar tudo de novo.

por Ali Hassan Ayache

Nenhum comentário:

Postar um comentário