domingo, 3 de junho de 2012

PAPO COM O ARTÍSTA: O PENTAGRAMA conversa com exclusividade com a talentosa soprano LARYSSA ALVARAZI, ovacionada pelo público e elogiada por John Neschling


Laryssa Alvarazi

O PENTAGRAMA: Conta pra gente … Quando tudo começou ? Quando você disse “Eu sou uma cantora Lírica.” ? Você vem de uma família de músicos? Quem foi o primeiro incentivador ?

LARYSSA ALVARAZI: Tudo começou quando eu tinha 10 anos, eu já cantava na igreja e minha mãe certo dia me perguntou se eu gostaria de estudar musica num conservatório, a resposta foi imediata: "é o meu sonho mãe!". A partir daí, comecei a cursar o técnico em música com ênfase em canto popular e estudei simultaneamente um pouco de piano clássico. No fim do curso de canto eu me deparei com um repertório de musical, isso me exigiria uma voz um pouco mais empostada, eu realizei o repertório e percebi uma disposição natural da minha voz para o canto lírico. O 'cheque-mate' veio com o estudo da minha primeira aria de ópera "O mio babbino caro" aos 16 anos...foi ai que eu percebi que era isso que eu queria para o resto da minha vida. 
Meu avô materno, Sr. Moacir Alvarazi, sempre cantou, chegou a se apresentar em alguns lugares, mas era música popular romântica dos anos 60 (RISOS) de qualquer forma, penso que só pode ter vindo dele o sangue musical, até porque ele canta até hoje e é uma senhora voz viu! Ele me incentivou muito, sempre me contou dos grandes cantores e suas respectivas histórias de vida e carreira, até hoje ele vai me assistir sempre! E me chama de neta com o maior orgulho! 





“ … Eu sempre oro e peço a proteção de Deus no palco, pra que Ele me guarde e me use como instrumento de luz …”






O PENTAGRAMA: Você tem algum cuidado com a voz ? Algum ritual antes de entrar em cena?

LARYSSA ALVARAZI : Tomo cuidado com coisas básicas, em época de apresentação não bebo muito gelado e sempre vou dormir cedo, justamente para não comprometer a voz e nem o corpo, outra coisa muito importante é ter um acompanhamento de um profissional da voz, no caso um otorrinolaringologista, fazer exames e ter consciência que tudo esta saudável com a prega vocal. 
Eu sempre oro e peço a proteção de Deus no palco, pra que Ele me guarde e me use como instrumento de luz, uso também, sempre que possível, como símbolo de força, dois anéis das minhas duas avós, minha avó materna Regina e da avó Maria, avó de coração.


O PENTAGRAMA: Uma cantora de ópera tem que necessáriamente fazer algum curso de artes cênicas ou vai de forma instintiva ? 

LARYSSA ALVARAZI: Com certeza é necessário! Eu acho indispensável o curso de artes cênicas para o cantor lírico! Após me formar na faculdade de música, iniciei minha pós-graduação em artes cênicas. O palco nos exige muitas facetas, e mesmo que tenhamos uma certa facilidade em construir um personagem, nunca será dispensável um curso com uma visão pura de teatro e que nos dará a fórmula de estudo para, de fato, dar vida a um papel. Até porque, da mesma forma que é muito ruim assistir uma ópera e em alguns momentos perceber que o cantor não está muito bem vocalmente, é também da mesma forma, desesperador um cantor que não tem ação no palco, que não acontece, que não se entrega para o personagem. Certamente, a atuação e interpretação andam juntas com o canto.


Em cena na ópera Don Pasquale
“ … ele disse pra sua esposa, a escritora Patrícia Melo e apontando pra mim: 'É ela que lhe falei! É ela!'...fiquei paralisada …”
(Laryssa, falando do maestro John Neschling) 



O PENTAGRAMA: No seu caso, como você monta seu personagem ? como você soluciona expressões ? Tem alguma pesquisa prévia ou na hora dos ensaios a coisa sai ?

LARYSSA ALVARAZI: Para mim, num primeiro momento de estudo, leio toda a história do personagem e da obra através do libreto, se for necessário faço uma pesquisa sobre o que se passava no país na época que a ópera foi escrita e observo influências comuns entre os fatos e a ópera, isso já me adianta alguns trejeitos, experiência e carácter do personagem. Quanto a cena, temos muitas vezes indicações do compositor na própria partitura da obra e ainda contamos em cada montagem com um diretor cênico que nos auxilia e nos indica o que fazer, como e quando fazer. Uno tudo isso a uma real chance de viver o personagem, mergulho de cabeça sem vergonha e sem medo de absolutamente nada, o palco nunca deve nos intimidar ou nos barrar, ele deve ser apenas um canal direto de emoção para alcançar o coração do público, seja para personagens cômicos, loucos ou trágicos.


O PENGRAMA: Você já interpretou grandes óperas como Adina em L’elisir d’amore”, “Die Lustige Witwe” como Hanna, “ Die Zauberflöte” como Rainha da Noite, “La Bohème” como Musetta Juliette em “Roméo et Juliette” de Gounod, Norina em “Don Pasquale” de Donizetti e Elvira em “I Puritani” de Bellini. Todas as críticas sempre falam muito bem do seu trabalho.

Laryssa Alvarazi em cena na ópera Don Pasquale
como Norina
Falando em “Don Pasquale” de Donizetti, você foi intitulada em uma critica como “uma bela surpresa”, por nada mais nada menos do que o maestro John Neschling. Como foi isso pra você ? Você conversou com ele após a critica ? Conta pra gente !

LARYSSA ALVARAZI : Foi emocionante e sobretudo motivador ler a crítica do maestro Neschling sobre meu trabalho. Lembro que a reli umas dez vezes antes de expressar qualquer reflexo...após isso, eu ria e chorava ao mesmo tempo...(RISOS), sim, eu sou chorona...(RISOS), mas foi muito importante pra mim, depois tive a oportunidade de encontrá-lo e me lembro que ao entrar na sala onde ele estava junto a algumas pessoas, ele disse pra sua esposa, a escritora Patrícia Melo e apontando pra mim: 'É ela que lhe falei! É ela!'...fiquei paralisada porque as pessoas pararam suas conversas e voltaram-se pra nós e para o que ele estava dizendo sobre meu trabalho, em meio a tudo isso eu pensava 'Meu Deus, ele está mesmo falando de mim???!!!' hahahaha, eu pude então agradecê-lo pela crítica e ainda ouvir dele 'Em breve trabalharemos juntos'...ele é um gênio e tem uma importância fundamental na música do nosso país, ouvir isso dele é acreditar que meu trabalho está no rumo certo. Foi e é, sem dúvida, um marco importantíssimo na minha carreira.

Laryssa Alvarazi em cena na ópera Romeo et Juliette de Gounod
O PENTAGRAMA: Em Juliette em “Roméo et Juliette” de Gounod, apresentada no Teatro São Pedro na cidade de São Paulo, estive presente assistindo. Fiquei realmente encantada com sua interpretação. Parecia-me que vc estava muito a vontade, tranquila e dominava completamente tudo. Me emocionei algumas vezes....!!!! A crítica a seu respeito também foi boa, o teatro lotado. Como foi dividir o palco com Atalla Ayan (Roméo) também brasileiro e hoje com carreira ascendente no canto lírico internacional.

Laryssa Alvarazi em cena com o tenor
Atalla Ayan na ópera
Romeo et Juliette
de Gounod
LARYSSA ALVARAZI : O Atalla é um querido amigo, uma pessoa generosíssima e um artista excepcional. Foi muito importante trabalhar com ele que possui uma naturalidade no palco, a musicalidade aflorada e uma voz que dispensa comentários. É curioso dizer sobre a merecida ascensão dele, porque de fato ele é grande, mas não só pelo talento que possui, mas também pela simplicidade em todo tempo. Vemos por ai, o glamour que alguns artistas fazem questão de unir a suas carreiras, e na verdade quem realmente é artista não se importa com isso. O Atalla poderia, por sua experiência em grandes teatros e importância naquele momento por ter acabado de estrear no Metropolitan Opera House, ter chegado nos ensaios todo intocável, revestido por esse 'falso glamour' que NÃO EXISTE, mas não foi assim em nenhum momento. Ele para mim, além de toda sua arte é sem dúvida um exemplo de que para ser grande não basta só 'fazer acontecer' como ele faz perfeitamente no palco, ele é também um exemplo de humildade e respeito a todos a sua volta. Pude conhecer o artista impecável e o ser humano raro que ele é. Sou muito grata por isso, pois este trabalho nos rendeu uma bela e verdadeira amizade recheada de admiração.
Laryssa Alvarazi em cena
 como Elvira
na ópera Il Puritani




“… Elvira não tem uma pitada, ela tem uma dose beeem recheada de loucura, (RISOS)... mas eu adoro! …”









O PENTAGRAMA: Em Manaus como Elvira em “Il Puritani “ uma das notáveis óperas de Vincenzo Bellini, apresentada no XVI Festival Amazonas de Ópera. É a primeira vez que canta em Manaus ? Conta pra gente como foi emprestar a voz à Elvira?

Laryssa Alvarazi em cena
 como Elvira
na ópera Il Puritani
LARYSSA ALVARAZI : Foi minha primeira ópera em Manaus e já começar com a Elvira foi no mínimo desafiador. Eu amo cada dia mais as obras de Bellini, me identifico muito com a música e as sensações que ela me causa são únicas. Fazer um personagem principal é sempre muito impactante, principalmente quando a história tem uma pitada de loucura...a Elvira não tem uma pitada, ela tem uma dose beeem recheada de loucura, (RISOS)...mas eu adoro! O palco é bom também por isso, por nos permitir viver coisas que normalmente não faríamos. Musicalmente a Elvira cai como uma luva pra minha voz, é um personagem que exige resistência, por cantar durante TODA a ópera e flexibilidade vocal, por ter muita linha e muita coloratura entre graves e super-agudos. Pra se fazer um personagem desse, a voz óbvio tem sua importância, mas cenicamente é tão mais complexo!...porque não dá pra ser 'mais ou menos'...ou você vive aquilo tudo, a dor, a alucinação, a mudança súbita de humor, enfim, ou você vive de verdade e se entrega no palco ou  então caímos na velha frase: 'ah...ela canta bem...' e só; o que é absurdamente frustrante. Portanto, cantar a Elvira foi extremamente importante pra minha carreira e aprendizado, sem dúvida mais um salto vocal unido a interpretação.

O PENTAGRAMA: Qual personagem que mais te marcou ?

LARYSSA ALVARAZI : Essa é uma pergunta beeeem difícil...sempre penso nisso, principalmente quando um novo personagem chega no pedaço, eu sempre penso como será, se eu também irei me apaixonar por ele...enfim...é uma relação de amor, rsrsrsrs...mas acredito que o primeiro personagem tenha uma importância sentimental maior, a Norina foi um presente pra mim, fiz com muita alegria e entreguei a ela meu melhor, mais que isso, foi através dela que tudo realmente começou, então não tem como não ser marcante. Amei fazer e a faria mais umas mil vezes!   

O PENTAGRAMA: Musica Sinfônica, de câmara ou ópera. Pra você qual é o melhor universo interpretativo? Tem alguma preferência? 

LARYSSA ALVARAZI : Todos os três sem dúvida são incríveis! Cada um a sua forma, mas todos extremamente ricos em texto e música. Hoje naturalmente minha preferência é ópera por estar trabalhando com isso focadamente, mas confesso que tenho idéias futuras de projetos para música de câmara e compromissos já com repertório sinfônico, intercalando claro com as óperas. 




O PENTAGRAMA: Quando poderemos assistir Laryssa Alvarazi ainda este ano de 2012 ?

LARYSSA ALVARAZI : Em breve! Estou já em preparo para La Bohème (junho, em São Paulo e cidades vizinhas), Les contes d'Hoffmann (estréia internacional em setembro na Argentina, Buenos Aires, como Olympia) e Nona Sinfonia de Beethoven em Agosto em Ribeirão Preto. 


Obrigada pela entrevista !!

Vamos curtir um pouco de Laryssa Alvarazi …??!!



Laryssa Alvarazi em cena na ópera Romeo et Juliette de Gounod
Poison Aria "Amour Ranime Mon Courage"




3 comentários:

  1. Ela é Maravilhosa mesmo...... Sou super fã....!!!!! Laryssa Linda Alvarazi....!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Larissa é fantástica. Ao lado do Atalla como maior tenor, será o maior soprano do Brasil em breve...

    ResponderExcluir