quarta-feira, 20 de junho de 2012

GRANDES NOMES: O ETERNO JOHANN SEBASTIAN BACH

Tela - busto do compositor
Johann Sebastian Bach
Foto: Internet


Castelo Wartburg
 Eisenach na Turíngia
Foto: Internet




Foi no pé da montanha e do castelo Wartburg, em Eisenach, no estado da Turíngia, que o compositor nasceu, em 31 de março de 1685. Nascido em uma família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. 



Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores.

Museu "A CASA DE BACH" Bachhaus
Foto: Internet
O centro histórico da cidade ainda preserva a mesma atmosfera da infância do músico e lá se encontra o primeiro museu dedicado ao compositor "A CASA DE BACH" (Bachhaus). 

Não podemos deixar de frisar que Eisenach, trata-se de uma cidade importante para a Reforma, pois foi no Castelo de Wartburg, localizado em Eisenach, que Lutero traduziu o Novo Testamento do latim para o alemão.

Mas, ao contrário do que acreditam, Bach não nasceu no prédio que hoje abriga o museu "Casa de Bach", como diz o diretor do museu, Jörg Hansen. "Cerca de 20 anos após a inauguração foi descoberto, através de registros fiscais, que a casa em que Bach nasceu infelizmente já havia sido demolida. Ela ficava a 100 metros do museu."

A “Casa de Bach” (Bachhaus), uma construção medieval situada na mesma rua da Capela Frauenplan, tem o maior e mais rico acervo sobre a trajetória do compositor alemão e desde 1907 preserva o legado deste artista de reconhecimento universal.



Estatua em homenagem a Bach
em Eisenach
Foto: Internet

Além de salas que revelam a vida e obra de Bach, os visitantes do museu podem assistir a uma apresentação ao vivo em que os músicos tocam instrumentos datados do século 18. A coleção de instrumentos que a Casa de Bach preserva é um dos maiores atrativos do museu. Inicialmente, o acervo contava com 20 peças raras. Anos depois, o ex-guardião da Casa Listz em Weimar doou o a sua coleção pessoal, o que expandiu o número de instrumentos para 154. Hoje, o inventário gira em torno de 400 instrumentos. 

A mobília do final do século 17 é usada para ornamentar a casa que revela não só aspectos do ofício do compositor, mas até curiosidades do seu cotidiano como utensílios de cozinha, louças, objetos de decoração, etc. 


 As reproduções da sala de estudos de Bach, seu quarto de dormir, sua sala de visitas e sua sala de instrumentos musicais são um mergulho na música do século 17. 


Vitral - reprodução do rosto de JSBach
no interior da Igreja de São Tomás
 em Leipzig
Foto: Internet

Mas foi em Leipzig que o compositor viu sua carreira florescer. Já nos tempos de Bach, a cidade era conhecida como metrópole cultural e centro de comércio. Em 1723, Bach se candidatou à vaga de diretor musical da igreja de São Tomás, passou por vários testes e, em 22 de abril daquele ano, foi escolhido para o cargo pelo conselho municipal.



Ele se manteve na função por 27 anos, era o responsável pela direção musical em todas as quatro principais igrejas de Leipzig. Aqueles foram anos de intensa produção: centenas de cantatas, obras para corais, prelúdios e concertos. Bach só não compôs ópera, gênero que não combinava com seu caráter austero e religioso. 


O talentoso compositor também era constante motivo de queixa na prefeitura de Leipzig, onde era considerado rebelde e desagradável, pois sempre pedia dinheiro para reformar as igrejas e para comprar novos instrumentos musicais.
 
A cidade ganhou recentemente um museu que reconta a trajetória de Bach. Partituras e documentos do compositor estão reunidos no local. O museu também permite que o turista brinque com os instrumentos para acompanhar o coro de Bach. A música está à disposição: a mediateca reúne todas as 1127 composições. O visitante precisaria de sete dias para ouvir todo o conjunto da obra de Bach. 



Bach foi um dos mais prolíficos compositores do ocidente. O número exato de suas obras é desconhecido, mas o catálogo BWV assinala mais de mil composições, entre elas inúmeras peças com vários movimentos e para extenso conjunto de executantes. A vastidão de sua Obra fica ainda mais óbvia quando se sabe que possivelmente metade dela se perdeu ao longo do tempo. Entretanto, é difícil imaginar que qualquer redescoberta que venha a acontecer altere significativamente o imenso prestígio de que desfruta na atualidade. De fato, Bach era infatigável, tanto em seu estudo e cópia da produção européia antiga e coeva - especialmente de italianos e franceses, construindo uma considerável biblioteca musical privada - como em seu trabalho autoral, em suas atribuições oficiais e em suas várias peregrinações a pé para ouvir músicos importantes. Com modéstia, certa feita declarou que qualquer um que se esforçasse como ele se esforçou atingiria os mesmos resultados.

Igreja Luterana de São Tomás em Leipzig
Foto: Internet


A Igreja Luterana de São Tomás em Leipzig, foi onde o músico exerceu a maior parte das suas atividades, onde muitas das suas composições foram estreadas. O ano de 2012 marca o aniversário de 800 anos do mundialmente conhecido coral de meninos, e igreja vai comemorar a data com diversos concertos.


Túmulo de JSBach
na Igreja de São Tomás em Leipzig
Foto: Internet











Johann Sebastian Bach morreu em Leipzig, em 28 de julho de 1750, aos 65 anos. Na igreja de São Tomás também se encontram seus restos mortais.
















Fonte: com informações - Wikipédia -  CCBA Centro Cultural  Brasil Alemanha




Nenhum comentário:

Postar um comentário