quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOTA NO PENTAGRAMA: Morre Alberto Jaffé, autor do método que revolucionou o ensino de música no Brasil.

Daisy Jaffé e Alberto Jaffé
Foto:Divulgação
Faleceu o professor, violinista, maestro e compositor Alberto Jaffé, autor do Método Jaffé, ainda hoje utilizado em todo o país e que revolucionou o ensino de música com o uso de semelhanças entre instrumentos para promover o ensino coletivo de cordas.


Quando Alberto Jaffé tinha oito anos, deu seu primeiro recital ao violino no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo se solidificou uma carreira de sucesso, com prêmios e apresentações por muitos países, principalmente ao lado da esposa, a pianista Daisy de Luca Jaffé. Também atuou como solista com orquestras brasileiras e de Israel, Bélgica, Espanha, Alemanha, América Central, México e dos Estados Unidos.

Depois de fazer sua pós graduação na Alemanha, com Max Rostal, Alberto Jaffé dirigiu o Curso Internacional de Verão Pro Arte, e muitos outros cursos. De 1982 a 1985 ele foi co-diretor do Departamento de Música da National Academy of Arts in Champaign, em Illinois, e também professor de violino, viola e música de câmara na University of Illinois.

No início da década de 1970, com a experiência adquirida no ensino de música, criou seu próprio método de ensino coletivo de instrumentos de cordas, que colaborou com a formação de muitos dos principais músicos em atuação e até hoje é utilizado nas principais escolas de música do país.




Fonte: Revista Concerto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário