quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brasileiro Luíz Fïlíp vence concurso para vaga de 1º violino da Filarmônica de Berlim


Luiz Filip
Foto: Anja Collins

As provas para um concurso desse porte se resumem em duas performances apresentadas a portas fechadas para os integrantes da orquestra reunidos na plateia da Philharmonie, a imponente sala de concertos da Filarmônica. A primeira prova exigiu a execução de um concerto de Mozart, quando resultaram quatro candidatos para a prova final. A segunda prova, um concerto romântico. Luíz Fïlíp executou o concerto de Brahms. Fato raro, recebeu palmas nas duas provas, quebrando o rígido protocolo alemão.

O violinista começou a estudar em São Paulo, sua cidade natal, aos 4 anos  tendo como professora a violinista Elisa Fukuda. Aos 16 foi visitar a irmã na Alemanha, a violista Thais Coelho, ocasião em que tocou para o violinista suéco Ulf Wallin, professor do Conservatório Superior de Música Hanns Eisler de Berlim. O professor lhe ofereceu de pronto uma vaga. Seus estudos em Berlin foram possíveis graças a uma bolsa de estudo que conquistou no Festival de Inverno de Campos do Jordão e a bolsa de estudos oferecida pela Fundação Vitae de São Paulo.

Nesse período Luíz Fïlíp se especializou em diversas escolas de música como no Conservatório Real da Suécia, na Universidade de Artes de Berlin e na Academia da Filarmônica de Berlim, tendo aulas com violinistas como Zakhar Bron, Guy Braunstein e Axel Gerhardt. E venceu três concursos internacionais: Henri Marteau, Tibor Varga e Gerhard Taschner.

Luíz Fïlíp integra o renomado grupo de câmara da Filarmônica de Berlim conhecido com o nome de Ensemble Berlin  http://www.ensemble-berlin.de/en/musicians.html que neste mês entra em estúdio para a gravação de um CD a ser distribuído na Europa e no Japão.

As futuras turnês do grupo incluem concertos com a participação especial da renomada cantora Anne Sophie Von Otter.
No Brasil sua discografia destaca obras de Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Côrtes. Na Alemanha foi o solista do concerto BWV 1043 de Bach sob a direção do célebre regente de música antiga Reinhard Goebel na gravação de um CD distribuído apenas na Alemanha.

Luíz Fïlíp integra o corpo de professores do Festival de Inverno de Campos do Jordão 2012.

Agenda de concertos como solista no Brasil

Filarmônica de Minas Gerais
Regente Fabio Mechetti
Concerto para violino e orquestra n. 2 de Camargo Guarnieri
Dia 26/7 em Belo Horizonte
Dia 28/7 no Festival Campos do Jordão
Dia 29/7 em Juiz de Fora

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Regente Isaac Karabtchevsky
Concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky
Dia 13/9

Orquestra Sinfônica do Amazonas
Regente Carlos Prazeres
Concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky
Dia 20/9

Agenda de concertos na Europa com o Ensemble Berlin
25.Juni - 1.Juli 2012   Landsberger Sommermusiken

7. Oktober 2012 Traunreut, Kulturzentrum K1

14. Oktober 2012 München, Residenzwoche
Konzert mit Richard Strauß  "Ein Bürger als Edelmann"

16.Oktober - 28.Oktober 2012 Japan Tour 2012 


Fonte: Assessoria de imprensa Miriam Bemelmans

Nenhum comentário:

Postar um comentário