domingo, 10 de junho de 2012

Dell’Arte apresenta Zubin Mehta no Rio de Janeiro em agosto


Maestro Zubin Mehta
foto: internet

Um dos maiores regentes da atualidade, o Maestro Zubin Mehta, estará se apresentando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na noite de terça-feira, 21 de agosto, à frente da Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino, da qual é diretor desde 1986. No programa da série O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais, Mehta e o Maggio Musicale apresentarão três obras: a “Sinfonia Número 8 em Fá Maior, Opus 93”, do alemão Ludwig van Beethoven; “Capricho Espanhol”, do russo Nikolay Rimsky-Korsakoff; e a “Sinfonia Número 9 em Mi Menor, Do Novo Mundo, Opus 95”, do tcheco Antonin Dvorak.

Numa parceria da Dell’Arte com a Mir Mídia, os ouvintes do programa Voz da Rússia e os usuários do site Diário da Rússia terão desconto de 20% em toda a 19.ª Temporada O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais, nos ingressos para os Balcões Superior e Simples. Na home page do site, clique no link "Parceiros" e entre. Na página "Parceiros", clique no banner "Série O Globo / Dell'Arte – Concertos Internacionais" e vá para a página de descontos.
O Maestro Zubin Mehta, que é também diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Israel, nasceu em Bombaim, na Índia, em 29 de abril de 1936, filho de um violinista fundador da Orquestra Sinfônica de Bombaim. O jovem Zubin foi aluno do Conservatório de Viena, na Áustria, sendo orientado por Hans Swarowsky, e em 1958 fez sua estreia como maestro em Viena, vencendo no mesmo ano a Competição Internacional de Regência em Liverpool, Inglaterra, no mesmo ano em que foi indicado para o cargo de regente assistente da Orquestra Filarmônica Real de Liverpool.
De 1961 a 1967, foi regente da Orquestra Sinfônica de Montreal, no Canadá. Entre 1962 e 1978, regeu a Orquestra Filarmônica de Los Angeles e entre 1978 e 1991 esteve à frente da Filarmônica de Nova York. Em 1977 assumiu a direção da Filarmônica de Israel, cargo que passou a ser seu, vitaliciamente, a partir de 1981. Desde 1998, é também o diretor artístico da Ópera do Estado Bávaro, de Munique. E a Filarmônica de Munique lhe concedeu o título de "Regente Honorário".
Em 1990, Zubin regeu a Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino e a Orchestra del Teatro dell'Opera di Roma no primeiro “Concerto dos Três Tenores” (Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti), em Roma, apresentando-se com eles novamente em 1994 em Los Angeles. Nas duas ocasiões, os espetáculos antecederam partidas finais da Copa do Mundo. Também em 1994, o o Maestro Mehta o “Réquiem” de Mozart com os membros do Coro e Orquestra Sinfônica de Sarajevo nas ruínas da Biblioteca Nacional de Sarajevo, num concerto para angariar fundos para as vítimas da Guerra nos Balcãs. Em 2001, o Governo da Índia o condecorou com o Padma Vibhushan, a segunda maior honraria civil indiana.
Zubin Mehta é casado com a atriz americana Nancy Kovack.



Fonte: Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário