domingo, 3 de junho de 2012

Festival Internacional leva música a praças, teatros e museus de Belém

Músicos nacionais e internacionais levarão a vários locais de Belém, a partir deste domingo (3), a programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará, realizado pela Fundação Carlos Gomes (FCG) e Governo do Pará. O evento levará a diversos espaços da capital paraense espetáculos musicais, cursos, master class e palestras, reforçando a educação musical, principal objetivo da Fundação.

A diversidade de ritmos e estilos é a tônica da 25ª edição do festival, que oferecerá ao público música erudita, popular e folclórica. Um dos destaques da programação é a presença do violonista e compositor cubano Léo Brouwer. Reconhecido como um dos maiores instrumentistas de corda do mundo, ele se apresentará pela primeira vez no norte do Brasil, no sábado (09), no Theatro da Paz (TP), regendo a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, do Paraná, e o Quaternaglia (SP), este considerado um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade.
O festival oferece ainda ao público a oportunidade de assistir a bandas sinfônicas de municípios do interior do Pará. Já na abertura oficial, se apresentará a Banda Maestro Vale, do município de Vigia de Nazaré (no nordeste paraense), na Praça Batista Campos, a partir das 10h. “Pela primeira vez grupos do interior do Estado fazem parte da programação artística do festival. Convidamos bandas de todas as regiões, de São Caetano de Odivelas (no nordeste) a Uruará (na região da Transamazônica)”, informou Joel Costa, diretor artístico do evento.

Outra novidade é a criação da Banda Sinfônica do Estado do Pará, especialmente para o festival, com músicos de todo o Estado. “Foram selecionados quatro músicos de cada banda. Oitenta artistas, provenientes de 20 municípios, representantes de todas as regiões do Pará. Eles se apresentarão juntos no dia 10 (domingo) no TP.”, explicou Joel Costa. A regência será de Marcelo Jardim (RJ) e Mônica Giardini (SP), mestres em trabalho com bandas.
Novos espaços – O festival terá atrações em locais bem distintos, desde uma igreja no bairro da Terra Firme, até a calçada do centenário Theatro da Paz, atingindo públicos diferenciados. “A formatação deste festival é única. Em toda a Região Norte não há um evento como este. A diversidade da programação e a descentralização das apresentações são oportunidades para que todas as pessoas tenham acesso a uma apresentação musical de qualidade”, reiterou Joel Costa.

Um dos espaços do festival será a Sala das Artes ou Sala Transversal, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), que tem uma das melhores acústicas de Belém, segundo o maestro e pianista paraense Paulo José Campos de Melo (superintendente da Fundação Carlos Gomes). A Sala receberá atrações nos dias 11, 12 e 14, sempre às 18h. “São 90 lugares para o público. As apresentações aqui costumam ser bastante concorridas. Temos um intercâmbio muito bom com a FCG”, disse Sérgio Melo, diretor do MHEP.


Educação musical - Paralelamente ao festival acontecerá a programação voltada a estudantes e profissionais de Música. Entre os dias 8 e 13 de junho, serão ofertados cursos, master class e palestras, ministradas no Conservatório Carlos Gomes e no Instituto de Artes do Pará (IAP). “O intercâmbio entre músicos paraenses, de outros Estados e artistas internacionais é uma oportunidade maravilhosa para que os estudantes de Música adquiram conhecimento e incrementem sua formação musical”, ressaltou Joel Costa.

Para celebrar a 25º edição do Festival Internacional de Música do Pará, a Fundação Carlos Gomes dispõe de selo e carimbo comemorativos. Todas as correspondências do mês de junho postadas na agência Central dos Correios, na Avenida Presidente Vargas, terão a marca do festival. Os selos postais confeccionados pela FCG serão distribuídos a Secretarias de Estado, para uso nas correspondências oficiais.

O encerramento do festival será no dia 15 de junho (sexta-feira), como uma apresentação da Orquestra do Festival, formada por professores convidados, oriundos de vários países e cidades brasileiras. A orquestra tocará em frente ao Theatro da Paz, sob a regência do maestro holandês Jacob Slagter, tendo como solista a paraense Adriane Queiroz.


Fonte: www.pa.gov.br/noticia e Net Globo site

Nenhum comentário:

Postar um comentário