terça-feira, 5 de junho de 2012

iTunes LP ? O que é isso ? Mauricio Bussab, Diretor da Fonomatic e Tratore conta pra gente.




iTunes LP - o que é isso?


Para aqueles artistas, selos e produtores que lamentam que o MP3 não tem encarte, não tem as fotos da banda e os outros extras que sempre existiram no disco, esta é a solução. O iTunes LP é um formato que a Apple criou em 2009 que permite que um conjunto de faixas de audio seja empacotado, com um visual bonito, interatividade, controles, com video, documentos e fotos. E o resultado final fica à venda no iTunes como um produto unico. O consumidor compra o LP inteiro e não as faixas avulsas.

Exemplos de iTunes LP

Se voce quer ver como é, eles não custam caro. Na loja do iTunes voce pode comprar um LP bacana por algo em torno de dez dolares. Tem muitos para voce escolher, basta olhar aqui, nesta pagina do iTunes tem um link:

Um que eu acho um bom exemplo é o Greatest Hits da cantora Pink (com muitos clipes e fotos dela, e animacoes no titulo, coisas bacanas assim):

Tem Beatles tambem. Aqui vai o Abbey Road (com um mini-documentario e fotos da banda):

Fora isso tem um bom catálogo com coisas como Radiohead, Pink Floyd e alguns brasileiros como a Mart’Nalia.

Como fazer ?

Existem empresas que fazem este trabalho. Uma delas, a iFrame no Rio de Janeiro, obteve a certificação oficial da Apple para fazer este trabalho. https://www.facebook.com/iframebrasil
Eles estão prontos para fazer isso para voces. O investimento é alto. É mais ou menos o que se gastaria numa prensagem de CDs, alguns mil reais.
Outra alternativa para aqueles de voces que tem um BOM apoio tecnico (isto é, entendem muito de design moderno de sites, video e audio ou tem alguem que entende muito proximo) é embarcar nessa voces mesmos e voces mesmos prepararem o iTunes LP.
As especificações são abertas e estão aqui - http://www.apple.com/itunes/lp-and-extras/

Como entregar para a Apple ?

Ainda nao temos um sistema no Fonomatic para isso. Uma vez pronto o pacote, entrem em contato com a gente e vamos indicar como fazer. A Tratore, por enquanto, dispensa a taxa de cadastro dos iTunes LP. Este é um processo novo e consideramos que isso é um teste ainda.
O iTunes LP pode ser uma versão a mais do produto que está a venda. Voce pode colocar um disco à venda no iTunes pelo preço normal de $9,99 com faixas vendidas separadamente e lançar uma outra versão, iTunes LP onde o disco é vendido como um pacote e um pouco mais caro.

Vale a pena fazer?

O custo de desenvolvimento de um iTunes LP pode justificar o custo dele ou não. Vai depender de quanto você pretende vender, o quanto você está disposto a gastar.
O que eu recomendo em primeiro lugar é preparar um projeto do que se pretende fazer incluindo quem são os artistas, o que é esse album, o que vai ser incluido no LP... Se a Apple achar muito interessante eles podem até achar que vale a pena dar um destaque na loja e isso pode aumentar muito as vendas do produto. Isso pode ajudá-lo a decidir se vale a pena investir.


Por Mauricio Bussab
Tratore e Fonomatic
Distribuidora dos independentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário