terça-feira, 26 de junho de 2012

COLUNA "VITROLA": O MAESTRO E COMPOSITOR RODRIGO VITTA ESTRÉIA COMO COLUNISTA. ESCREVE E COLOCA O LEITOR PARA OUVIR TCHAIKOVSKY.


COLUNA VITROLA
Por Rodrigo Vitta

Queridos leitores do "O Pentagrama", a partir deste mês, estarei sempre escrevendo a coluna "VITROLA" que tem como objetivo propor aos leitores uma boa escuta e curiosidades do repertório sinfônico. 


Na estréia da coluna "VITROLA", vamos falar um pouco sobre um compositor que até hoje em dia é massacrado nos círculos de especialistas em música e músicos em geral, pela fama de romântico patológico e compositor perfumado de salão. Em contraponto a esta situaçao, vimos que o compositor russo Igor Stravinsky elogia como o "mais russo de todos nós". Falamos de uns dos grandes compositores russos, PIOTR ILIITSCH TCHAIKOVSKY (1840-1893).

A música que farei um pequeno comentário e escutaremos será a Sinfonia n. 1 em sol menor op.13 "Sonhos de Inverno". 

Tchaikovsky com apenas vinte e seis anos compõe sua primeira sinfonia. Na sua primeira apresentação em Petersburgo, em 11 de fevereiro de 1867, apenas foram tocados o segundo e terceiro movimentos, já que eram os que mais agradaram seu antigo professor Anton Rubinstein. A verdadeira estréia da sinfonia completa, se deu um ano depois em Moscou, que foi recebida com muito entusiasmo pelo público. Attila Csampai diz: "Segundo relato de Kaschkin, na festa que se seguiu, Tchaikovsky estava tão contente que beijou todas as pessoas presentes e quebrou todos os copos".

Piotr Iliitsch Tchaikovsky
Ele compreendia a formação acadêmica, o conhecimento da história musical européia e domínio das formas e procedimentos composicionais. Dentro da sinfonia, Attila Csampai comenta três pensamentos importantes que são: "rigor, forma sinfônica orientada em modelo clássico do período inicial do romantismo; uma temática e formação da melodia de tonalidade "russa"; uma tendência programática cunhada por percepções e pensamentos fortemente subjetivos".

A tensão na escrita musical de Tchaikovsky enche com vida e sensualidade a sinfonia, que não conhece depressão e nem sentimentalismo, mas sim puro prazer de musicar o som de forma plástica e de grande vitalidade dramática. 
Assim, podemos dizer que Tchaikovsky introduz o estilo dramático na sinfonia romântica. 

Vamos escutar uma versão maravilhosa da Sinfonia n.1 em Sol menor "Sonho de Inverno", interpretada pela Orquestra do Teatro de Mariinsky dirigida pelo grande maestro Valery Gergiev.


Boa escuta!













Por Rodrigo Vitta
Mestre e Professor da cadeira de Composição da UNI-FMU/FIAM/FAAM
Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Metropolitana
Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo Maestro! Boa Sorte nessa nova empreitada, agradecemos compartilhar conosco um pouquinho do seu profundo conhecimento e bom gosto!

      Excluir
  2. Tchaikovsky é um dos meus compositores preferidos, gosto não só da primeira e sim de todas suas sinfônias. Ele é um raro exemplo de compositor que tem sinfonias, balés , óperas, concertos para piano e violino no repertório dos grandes teatros.

    ResponderExcluir