segunda-feira, 9 de julho de 2012

LANÇAMENTO: “DEUS NO LABIRINTO”, NOVE CONTOS E DOIS ENSAIOS, LIVRO DE RICARDO LABUTO GONDIM SURPREENDE O LEITOR …. E JÁ ESTÁ NA SEGUNDA EDIÇÃO


Com prefácio de Washington Olivetto, capa de Guime Davidson, a Editora Baluarte lançou “Deus no Labirinto”, volume de nove contos e dois ensaios de Ricardo Labuto Gondim.
O autor Ricardo Labuto Gondim
Foto: Divulgação

Ricardo Labuto Gondim, é teólogo, roteirista, professor, ensaísta, crítico de cinema e música erudita. Nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Foi colaborador da CAVI e do site logoseletronico.

Gondim em sua obra, mescla referências culturais que vão de Homero às histórias em quadrinhos (passando por textos sagrados cristãos e judaicos), as narrativas buscam acima de tudo o prazer do leitor.

Paixão e amor, morte, aniquilação e eternidade, tempo e espaço, o sagrado e o profano são elementos do humor, drama, mistério e suspense em “Deus no Labirinto”.
Os contos misturam personagens históricos e pessoas reais em tramas alucinatórias ou descobrem o extraordinário na experiência cotidiana.
No conto que dá título ao livro, por exemplo, os compositores Anton Bruckner, Gustav Mahler e o maestro Arturo Toscanini são personagens de uma viagem sem Tempo e sem Espaço. A filosofia, a teologia e outras erudições transformam-se, sem pompa, sem pretensão e sem tédio, nos elementos dramáticos de uma jornada épica e insólita.
Sob o pretexto de abordar música e cinema, os dois ensaios discutem a relevância de temas como teologia e filosofia da religião em nosso tempo.


Capa do livro
QUEM DECIFRAR A CHAVE TAMBÉM DECIFRARÁ O UNIVERSO. 

Nos contos de Deus no Labirinto o tédio e a banalidade da experiência cotidiana são negados pela busca do fantástico. Do insólito. Do paradoxo.

Que mistério envolve os criadores do cinema brasileiro, o dirigível Hindenburg, um assassino brutal e deuses mais antigos que o Egito?

Se tivesse chance, o que diria à criança que você foi?

Qual o significado de uma palavra alemã muito antiga para o amor no Século XXI?

Como decifrar uma Chave de sentenças gregas e hebraicas para viver a experiência mística mais transcendente de todos os tempos: ver Deus face a face?

Personagens históricos e pessoas reais em tramas alucinatórias. Deus no Labirinto. Quem decifrar a Chave também decifrará o Universo.


Washington Olivetto
Foto: Internet
“Prefácio ma non troppo”, por Washington Olivetto

Estava lendo o recém-lançado "O Triunfo da Música", do inglês Tim Blanning, que analisa os ingredientes que fizeram da música a mais influente das formas artísticas. De repente, interrompo a leitura para dar uma olhada nos originais do, até então, inédito "Deus no Labirinto", que um amigo me pede para prefaciar.

Vou direto ao conto que dá nome ao livro e encontro uma frase inventada pelo autor, mas inspirada no maestro Arturo Toscanini: "Quando nascemos somos um número infinito de possibilidades e futuros, a vida nos rouba e nos limita".

Encantado pela frase, opto por manter a leitura dos dois livros ao mesmo tempo. Imediatamente, os livros começam a se misturar entre si, em sua paixão pela música e qualidade de escrita. Mas, enquanto "O Triunfo da Música" é tese doutoral, "Deus no Labirinto" é pura ficção,  desde a  sua autodefinição: "contos, mentiras deliberadas e dois ensaios ociosos".

A mistura das duas obras no meu cérebro vai ao encontro também de uma frase dita pela personagem Frei Guilherme de Baskerville, do livro "O Nome da Rosa", de Umberto Eco, citada na  abertura de "Deus no Labirinto": "Frequentemente os livros falam de outros livros".

Amparado por essas coincidências, resolvo escrever o prefácio de um citando o outro, até porque o encadeamento harmônico das palavras dos dois são música para os meus olhos. Tudo caminhava muito bem até me recordar de que minha obrigação neste prefácio era falar de "Deus no Labirinto" de um  jeito  allegro, ou até mesmo fortissimo, exaltando a sua originalidade e excelência literária em vez de ficar comentando de um jeito moderato os méritos de um outro livro já lançado.

A tarefa não me é difícil, porque não tenho dúvidas: Rynaldo Gondim é um talento original que realmente escreve muito bem. Sempre gostei dos seus anúncios, outdoors e comerciais de televisão.

Mas esse Gondim que eu acabo de exaltar é o Gondim publicitário, meu companheiro de oficio, que me pediu que escrevesse o prefácio do livro do seu irmão, o Gondim escritor.    

O Gondim escritor, que, segundo o próprio Rynaldo, é quem realmente escreve bem nessa família (fato com o qual eu concordo plenamente) é o Ricardo Gondim, autor deste surpreendente "Deus no Labirinto".

Misturei os dois irmãos no encerramento deste texto pelo mesmo motivo que misturei os dois livros na abertura: não quero que a vida me roube e me limite o infinito número de possibilidades e futuros que ela mesma me oferece.



 O escritor Bogado Lins faz uma resenha sobre "Deus no Labirinto"

Uma primeira leitura emerge imediatamente a música clássica, e particularmente como Ricardo a utiliza, como um estilo próprio do escritor. Por vezes didático, outras nem tanto, desafia o leitor a mergulhar neste universo íntimo que, em alguns momentos, servem de trilha sonora e imprimem um ritmo singular a suas ideias.

No entanto, esta é apenas a superfície, a porta de entrada para o labirinto. Há muito mais a se conhecer. Coincidência ou não, a cada novo conto, mergulhamos ainda mais nas encruzilhadas que o autor entrelaça numa narrativa consistente. Quando percebemos, não mais se distingue entre realidade e ficção.

Já completamente dentro da metalinguagem de Gondim, temos a oportunidade de conhecer ainda mais uma extensa lista de referências culturais com que o autor costura a história, inclusive a já listada música clássica, alçada em alguns contos a personagem da trama.

E surpresa após surpresa, no final, seja de um conto ou do próprio livro em si, fica aquele gostinho de quero mais. Será que a orquestra toca bis?




É, o livro é realmente surpreendente !!! daqueles que a gente devora .......

Você pode encontrar “ Deus no Labirinto” de Ricardo Labuto Gondim na:

Livraria Cultura (São Paulo e Rio de Janeiro)
www.livrariacultura.com.br

Livraria Relíquia (compras via net)

Livraria da Travessa
Telefone atendimento ao cliente (21) 3138-9554

Livraria Bolívar (Copa)

Livraria Argumento (Leblon)

Café (Gávea)

Da Vinci (Centro)

Panno (Shopping do Méier)

Em poucos dias na Amazon.com


Também você pode curtir e ver novidades na Fan Page:



Vamos assitir o Book Trailer ? Aí vai….





Fonte: Assessoria de imprensa “Deus no Labirinto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário