terça-feira, 24 de julho de 2012

Jovem regente é o bolsista vencedor do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão


Yuri Azevedo
Foto: Internet

Yuri Azevedo foi condecorado com o prêmio Eleazar de Carvalho, outros seis estudantes também foram reconhecidos por suas atuações durante o maior evento de música clássica da América Latina. Foi em um clima de muita emoção que o diretor artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski, anunciou no último domingo (22), o bolsista vencedor do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão: Yuri Azevedo foi selecionado para receber o prêmio Eleazar de Carvalho, o que equivale a uma bolsa mensal de US$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos dólares) durante nove meses. O estudante terá como mentora a regente-titular da Osesp, a norte-americana Marin Alsop, e participará da Orquestra Sinfônica de Baltimore, além de ter aulas no Peabody Institute.



A premiação aconteceu na Sala São Paulo, após o Concerto de Encerramento Acadêmico. A apresentação foi realizada pela Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas que receberam orientação intensiva voltada à prática orquestral qualificada durante três semanas, em Campos do Jordão. O espetáculo foi regido por Marin Alsop e contou com a participação do consagrado pianista brasileiro, Nelson Freire.



O Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, esteve presente no evento e em seu discurso destacou a importância do apoio do governo do Estado a todas as orquestras de São Paulo e ao Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Após ser anunciado o bolsista vencedor, Yuri, 20 anos, filho de pais não-músicos, regeu a peça “Batuque”, de Lorenzo Fernández. "Eu não esperava ganhar. Fiquei sabendo uns minutos antes de me chamarem no palco", disse sorridente o jovem maestro que desde os 15 participa dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), projeto de inclusão cultural dirigido pelo pianista e maestro Ricardo Castro.



Coincidentemente, Yuri é regente, assim como o homenageado desta edição do Festival, o maestro Eleazar de Carvalho. Figura indissociável tanto da história da Osesp quanto do festival, Eleazar foi lembrado no concerto de abertura pelo centenário de seu nascimento.




Outros seis bolsistas também foram reconhecidos pelo desempenho ao longo das aulas e apresentações em Campos do Jordão. Lucas Bernardo da Silva, violinista e spalla da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (Ojesp); Ana Clara Andrade Melo, oboísta da Orquestra Sinfônica de Sergipe; Adib Correa Vera, trombonista e aluno da Academia da Osesp e Filipe dos Santos Esteves, clarinetista e músico da Ojesp, farão intercâmbio na Royal Academy Music – Londres, no Conservatório de Amsterdã, no Conservatório Real de Haia, no Peabody Institute e no norte-americano Cincinnati Colege of Music, instituições internacionais conveniadas a edição deste ano do Festival.


O aluno da classe de viola, Natanael Ferreira dos Santos recebeu uma bolsa para estudar durante dois anos na Academia da Osesp. E a bolsista da classe de regência, a chinesa Huan Jing, do Cincinatti College of Music, virá a São Paulo para um período de um mês em que será orientada por Marin Alsop. Huan também será assistente da maestrina norte-americana durante sua estadia no Brasil.


Fonte: site SEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário