terça-feira, 1 de maio de 2012

Para atrair investidores, os "Musicais da Broadway" apostam em novo modelo.


Os musicais da Broadway geralmente custam entre US$ 5 milhões e R$ 10 milhões, dinheiro que costuma vir de investidores experientes que não se importam caso o investimento (US$ 50 mil, em média) fracasse. No entanto, o cenário parece estar mudando. O musical “Godspell”, em cartaz nos Estados Unidos, introduziu um novo tipo de negócio no mercado.

São pequenos investidores, que aportam quantias de US$ 1 mil e, em troca, recebem a chance de conhecer de perto os bastidores das produções, desde o planejamento estratégico até o acesso ao produtor do musical.

De acordo com o jornal americano The New York Times, espera-se que o novo modelo traga novos investidores a um indústria antiquada, que depende da bondade de magnatas do setor imobiliário e de “divorciados com bons advogados”.

Ken Davenport, produtor principal de Godspell, afirmou que não espera lealdade destes novos investidores, já que cerca de 75% dos musicais acabam perdendo dinheiro. ”Em grandes shows, ouvi muitas vezes os investidores se queixarem de não ter a chance de conhecer o produtor, ou se sentir parte do processo, e não há nenhuma razão para pensar que essas pessoas vão continuar a investir se eles se sentirem desprezadas “, afirma.

Ele cita a campanha presidencial de Obama em 2008, financiada por pequenos doadores através da plataforma de crowdfunding Kickstarter com uma inspiração para o novo modelo. O processo burocrático que envolve o esquema proposto por Davenport ainda deixa muitos produtores céticos. Ainda sim, eles estão vigiando de perto.



Fonte: Sites - Cultura e Mercado -   jornal The New York Times

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