Os musicais da Broadway geralmente custam entre US$ 5
milhões e R$ 10 milhões, dinheiro que costuma vir de investidores experientes
que não se importam caso o investimento (US$ 50 mil, em média)
fracasse. No entanto, o cenário parece estar mudando. O musical “Godspell”,
em cartaz nos Estados Unidos, introduziu um novo tipo de negócio no mercado.
São pequenos investidores, que aportam quantias de
US$ 1 mil e, em troca, recebem a chance de conhecer de perto os bastidores das
produções, desde o planejamento estratégico até o acesso ao produtor do
musical.
De acordo com o jornal americano The New York Times,
espera-se que o novo modelo traga novos investidores a um indústria antiquada,
que depende da bondade de magnatas do setor imobiliário e de “divorciados com
bons advogados”.
Ken Davenport, produtor principal de Godspell,
afirmou que não espera lealdade destes novos investidores, já que cerca de 75%
dos musicais acabam perdendo dinheiro. ”Em grandes shows, ouvi muitas
vezes os investidores se queixarem de não ter a chance de conhecer o produtor,
ou se sentir parte do processo, e não há nenhuma razão para pensar que essas
pessoas vão continuar a investir se eles se sentirem desprezadas “, afirma.
Ele cita a campanha presidencial de Obama em 2008,
financiada por pequenos doadores através da plataforma de crowdfunding
Kickstarter com uma inspiração para o novo modelo. O processo burocrático
que envolve o esquema proposto por Davenport ainda deixa muitos produtores
céticos. Ainda sim, eles estão vigiando de perto.
Fonte: Sites - Cultura e Mercado - jornal The New York Times
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