quarta-feira, 9 de maio de 2012

CRÍTICAS: A ENERGIA DA ARTE EM TEMPO REAL. CONCERTO DA OSMS NO TEATRO COLISEU DE SANTOS

OSMS E maestro Vitta
Concerto do dia 03/04/12

Não existe nada mais emocionante do que quando vamos ao teatro e presenciamos uma sinergia entre orquestra e maestro, este fenômeno não ocorre sempre porém, quando ocorre saímos do teatro com uma sensação maravilhosa de que fomos agraciados com a mais pura e divina arte!


Isto foi o que ocorreu no dia 03 de Abril de 2012 com a Orquestra Sinfonica Municipal de Santos e o Maestro Rodrigo Vitta (maestro assistente da orquestra, cujo titular é Luis Gustavo Petri).

Na abertura ouvimos a divertidíssima L’Italiana in Algeri de Rossini. Rossini é um mestre da ópera e suas aberturas são fantásticas e perigosas em sua interpretação coisa que maestro e orquestra conseguiram passar sem problemas e criar todos os climas necessários exigidos em seu texto musical.

OSMS e maestro Vitta
Concerto 03/04/12
Em seguida ouvimos a Dança Eslava No2 op72  do compositor Tcheco Antonín Dvořák encomendada pelo editor Simrock, esta é uma pérola do repertório do compositor que foi executada de forma muito convincente pela orquestra.           

Seguindo em um ritmo dançante, foi executada a Dança Hungara No.5 de Johannes Brahms, interessante essa escolha de danças, pois foi Brahms quem apresentou Simrock para Dvořák que fez o ciclo de danças Eslavas inspiradas nas danças de Brahms.
            
Muito interessante a leitura feita pelo maestro, que nos trouxe uma nova forma de ouvir esta dança que já está tão batida e poucos conseguem trazer novidades para ela como fez o maestro Vitta.
            
Porém, o ponto culminante da noite foi a quinta sinfonia de Beethoven. Uma execução impecável ! A orquestra nos deleitou com uma impressionante energia e precisão, a opção de não fazer os ritornellos originais da partitura foi uma supresa, pois deixou a sinfonia mais curta, menos cansativa e mais acessivel para pessoas que não estão acostumadas a assistir longos concertos sinfônicos.
           
Um belo trabalho do Maestro Vitta ! 


OSMS, vida longa a orquestra !
            



Por Rafael Vicole
Leciona as matérias de harmonia, percepção e regência orquestral no Conservatório Villa-Lobos, orquestração na escola Fourmusic Academy. É diretor artístico e regente titular da Camerata Wein grupo dedicado ao lied e regente titular da Orquestra Jovem de Repertório Manfredo de Vincenzo e regente associado do coral da cidade de São Paulo.
Site: www.rafaelvicole.com



* Quem quiser conferir este belíssimo trabalho da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, nos acompanhe que sempre  faremos questão de dar notícias. 

Este concerto será reapresentado em parte, no dia 10/05.
Saiba mais: http://o-pentagrama.blogspot.com.br/2012/05/orquestra-sinfonica-municipal-de-santos.html

2 comentários:

  1. postei com muito orgulho em minha página rimo...Parabéns vc merece todo o sucesso do mundo

    ResponderExcluir