segunda-feira, 30 de abril de 2012

UM PUXÃO DE ORELHA EM TODOS OS CANTORES LÍRICOS DE SÃO PAULO - RENATO BRUSON NO PROJETO GRANDES VOZES/ THEATRO SÃO PEDRO.


Teatro São Pedro - SP

O barítono italiano Renato Bruson cantou diversas vezes em São Paulo, tive a oportunidade de vê-lo na ópera La Traviata de Verdi em 2001 no Theatro Municipal de São Paulo. Naquela oportunidade pude perceber o talento vocal desse grande cantor. 

Barítono Renato Bruson

Uma voz com belo fraseado e graves pujantes. Sempre quando assisto a La Traviatalembro de Renato Bruson, uma referência no papel de Giorgio Germont. A apresentação do grande barítono no Projeto Grandes Vozes no Theatro São Pedro, no último dia 27 de Abril, só confirmou a impressão que tive em 2001. Bruson não é mais um menininho, já passa dos setenta anos e canta bem, sabem por quê ? Sua técnica é primorosa, entende do assunto como ninguém. Nunca cantou papéis que não se adequassem ao seu tipo de voz , soube se conservar e até os dias de hoje é convidado para cantar em diversos teatros do mundo.

Iniciou o recital com uma bela canção de Tosti , L'ultima Canzone, uma canção que lembra uma grande ária de ópera, emocionante do começo ao fim. Cantou ao lado de Mere Oliveira , Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff , onde mostrou seu lado cômico. Após o intervalo tivemos Madamigella Valery....pura siccome un angelo...siate felice da ópera La Traviata uma de suas grandes especialidades, e fechou com uma das mais emotivas árias de Verdi, Di Provenza il mare, il suol da ópera La Traviata. 

Em todas as aparições Bruson mostrou uma voz uniforme, com graves excelentes e vigorosos . Um cantor a moda antiga, onde a voz era a excelência, a técnica preponderante e com o tempo aprendeu a interpretar os personagens, um barítono completo. 

Tati Helene

Um grande estilista da capital paulistana cedeu os vestidos para as cantoras, soube pelas redes sociais e foi anunciado antes da apresentação. Estilista nenhum faz alguém cantar bem, mas convenhamos, uma propaganda não faz mal a ninguém . Tati Helene entrou com o vestido cedido pelo tal estilista , eu achei sem graça, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu. 

A soprano me surpreendeu, cantou Senza mamma da ópera Suor Angélica de Puccini e L`altra notte in fondo al mare da ópera Mefistofele de Boito. Sua voz mostrou excelente projeção, munida de um belo timbre e um lirismo sedutor. Seus agudos mostraram potência e realçaram todos os coloridos das árias. Sustentou as notas no limite na ária de Boito, não teve medo de correr esse risco , simplesmente arrebentou! Ao lado de Bruson fez bonito como Violetta, não é qualquer soprano que canta ao lado de Bruson. 

Mere Oliveira

Mere Oliveira também usou o vestido do tal estilista, esse não tão feioso.Na difícil ária Acerba voluttà da ópera Adriana Lecouvreur de Cilea a moça encontrou dificuldades. Sua voz carece de técnica para árias complexas , que exigem grande interpretação dramática. Possui graves interessantes e agudos fracos. Seu melhor momento foiReverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da óperaFalstaff de Verdi ao lado de Bruson. Uma cantora que não empolgou. 

Rinaldo Leone


O tenor Rinaldo Leone esteve em grande noite. Na ária E lucevan le stelle da ópera Tosca de Puccini mostrou belos agudos , voz com belo timbre e técnica sólida. Ao lado de Bruson mostrou grande lirismo emAh Mimi tu più non torni da ópera La Bohème de Puccini. O tenor me surpreendeu. Bravo Leoni! 


Um puxão de orelha a todos os cantores líricos de São Paulo e adjacências. Na récita vi poucos cantores na platéia. Todos eles têm a obrigação de estar presentes e ver a técnica de um dos grandes barítonos. Aprenderiam muito se fizessem isso e não cometeriam muitas barbaridades que andam cometendo por aí.

Por Ali Hassan Ayache


Discografia completa de Ernesto Nazareth é disponibilizada na internet



No endereço www.ernestonazareth150anos.com.br está disponível um acervo precioso, com a integral da discografia de Nazareth em cerca de 2.500 gravações de músicas feitas desde 1902 até os dias de hoje, em todo o mundo, isto é a tradução de 13 anos de trabalho do pesquisador Alexandre Dias, sobre a vida e a obra do compositor Ernesto Nazareth.

Para enriquecer a relação de obras, estão disponíveis 2.043 gravações para audição instantânea em stream (não sendo possível download). Basta clicar em uma gravação que o player irá aparecer.

Dentre as raridades do acervo estão as primeiras gravações em 78-RPM feitas na primeira década de século XX pela lendária Casa Edison, com as bandas militares e alguns dos primeiros regionais de choro, passando por gravações do próprio Nazareth, a explosão que foi sua música em 1914 nos EUA e Paris e o período de transição na década de 1940 com influências americanas. Também podem ser encontrados no site os primeiros LPs antológicos na década de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes; os cantores populares, sua grande redescoberta pela pianista Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pianista Arthur Moreira Lima em 1975 - que o levaram definitivamente para as salas de concerto -; as gravações por músicos japoneses, americanos, franceses, noruegueses, uruguaios, islandeses, canadenses, brasileiros e muitos outros, mostrando o alcance da obra de Ernesto Nazareth.

O Brasil pode se orgulhar !

O projeto tem o apoio do Instituto Moreira Salles.



Fonte: Revista Concerto/Site Ernesto Nazareth 150 anos

terça-feira, 24 de abril de 2012

Osesp fará turnê pela Europa em Agosto regida por Marin Alsop

Em sua primeira turnê sob o comando da regente titular Marin Alsop, a Orquestra irá passar por algumas das mais destacadas salas de concerto internacionais e participará de importantes festivais de música.
 
Acompanhada do pianista Nelson Freire e do violoncelista Antonio Meneses, o grupo irá participar entre os dias 15 e 18 de agosto dos festivais BBC Proms e Aldeburgh Music (Inglaterra) e do Rheingau Musik (Alemanha). No dia 19, a Orquestra encerra a turnê no Concertgebouw de Amsterdã (Holanda).
No repertório, obras de compositores das Américas, como os brasileiros Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos, o argentino Alberto Ginastera e os norte-americanos Aaron Copland e Joan Tower, além de duas obras-primas do repertório europeu, a Nona Sinfonia de Dvorák e a Quarta de Tchaikovsky.
A turnê tem início no dia 15 de agosto, com um concerto no Royal Albert Hall, em Londres, dentro da programação do BBC Proms, tido como o maior festival de música clássica do mundo. Criado em 1895, o evento, que acontece entre julho e setembro, reúne os mais importantes artistas do cenário erudito, com a programação transmitida ao vivo pela BBC Radio 3, BBC TV e pela internet. As apresentações, sempre lotadas, incluem uma parcela grande de ingressos baratos, para plateia de pé – daí o nome, “Promenade Concerts”, que gerou o apelido “Proms”. Sobre o BBC Proms:http://www.bbc.co.uk/proms/features/history.

No dia 16/08, a Osesp segue para Aldeburgh, cidade pesqueira na costa inglesa, para se apresentar no celebrado Snape Maltings Concert Hall, uma antiga cervejaria construída na metade do século XIX e transformada em uma das melhores salas de concerto do país. Lá acontece anualmente, em junho, o Festival Aldegurgh Music, criado pelo compositor Benjamin Britten, que morou na cidade entre 1947 e 1957, e se inspirou no local para escrever sua ópera Peter Grimes. Saiba mais:http://www.aldeburgh.co.uk/about_us/history.

No dia 18/08, a orquestra chega à estância termal de Wiesbaden, às margens do rio Reno, para tocar no Rheingau Musik Festival. Com cerca de 150 concertos realizados em castelos, igrejas e mosteiros, o festival é um dos maiores da Alemanha. A apresentação será no auditório Friedrich von Thiersch-Saal, na Kurhaus, esplêndida construção neoclássica do início do século XX. Sobre o Rheingau Musik Festival: http://www.rheingau-musik-festival.de/rmf,en,home.html.

A turnê se encerra no dia 19/08, em grande estilo, na sala de concerto conhecida por ter uma das acústicas mais perfeitas do mundo – o Concertgebouw de Amsterdã –, espaço central para a música clássica internacional, que comemora 125 anos em 2013. O teatro abriga cerca de 800 concertos por ano, para um público de 850 mil pessoas, sendo também uma das salas de concerto mais visitadas do mundo. Saiba mais: http://www.concertgebouw.nl/.


OSESP | TURNÊ INTERNACIONAL EUROPA

15 Agosto | Londres | Inglaterra | BBC Proms | Royal Albert Hall
Antonín DVORÁK
Sinfonia n. 9, “Novo Mundo”
……………………………………
Aaron COPLAND
Fanfare for the Common Man
Joan TOWER
Fanfare for the Uncommon Woman
Heitor VILLA-LOBOS
Momoprecoce – Fantasia para Piano e Orquestra (Nelson Freire, piano)
Alberto GINASTERA
Estância, Op.8a: Quatro Danças

16 Agosto | Aldegurgh | Inglaterra | Snape Maltings Concert Hall
CAMARGO GUARNIERI
Abertura Festiva
Antonín DVORÁK
Concerto para Violoncelo em si menor, Op.104 (Antonio Meneses, violoncelo)
............................................
Pyotr I.TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 4 em fá menor, Op.36

18 Agosto | Wiesbaden | Alemanha | RHeingau Musik Festival | Kurhaus
CAMARGO GUARNIERI
Abertura Festiva
Heitor VILLA-LOBOS
Momoprecoce – Fantasia para Piano e Orquestra (Nelson Freire, piano)
............................................
Pyotr I.TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 4 em fá menor, Op.36

19 Agosto | Amsterdã | Holanda | CONCERTGEBOUW
CAMARGO GUARNIERI
Abertura Festiva
Antonín DVORÁK
Concerto para Violoncelo em si menor, Op.104 (Antonio Meneses, violoncelo)
............................................
Pyotr I.TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 4 em fá menor, Op.36



Fonte: Site OSESP

Dia 08 de maio, encerram as inscrições !! Corre !!! Orquestra Sinfônica de Berlim lança concurso de curtas-metragens no Brasil


O grupo alemão desafia os cineastas brasileiros a homenagearem Beethoven

A Orquestra Sinfõnica de Berlim - Deutsches Symphonie-Orchester (DSO), que parte em turnê para a América do Sul em maio, está de paquera mais calorosa com o Brasil. Sob o tema “Music on the Road – Música na estrada”, o grupo alemão desafia os cineastas brasileiros para um inusitado concurso de curtas-metragens.

O grande alvo da campanha é o legado do titã da música clássica Beethoven e a disputa vai funcionar da seguinte forma: serão disponibilizados, pela internet, breves trechos da Sinfonia nº 6, "Pastoral", do compositor alemão. Estes fragmentos devem ser a base para a trilha de um curta-metragem, cujo tema, já citado, é “Música na Estrada”. Os concorrentes estão livres para combinar e sobrepor os trechos das músicas, editá-los e remixá-los.

Você tem plena liberdade temática e visual: todos os gêneros são bem-vindos – documentário ou ficção, drama ou comédia, experimental ou animação. E se a sua imaginação pedir, sinta-se também livre para superpor, combinar, editar, remixar a música de Beethoven à vontade.

Não se preocupe com perfeição técnica. Se tiver uma câmera profissional, ótimo. Senão, basta uma webcam ou até a do celular. O importante é sua criatividade e originalidade. Comunique, com os meios de que dispõe, sua “viagem” – no tempo e no espaço –, trace estradas e pontes entre o seu mundo pessoal e o universo dessa música.

Em seguida, você tem até o dia 8 de maio de 2012 para postar o(s) seu(s) vídeo(s) de curta-metragem no portal YouTube. Depois envie o link para nós, usando o formulário de inscrição no site www.music-on-the-road.com.
Não esqueça de incluir o seu nome e dados para contato.

Os vídeos criados serão submetidos a um júri de especialistas e a entrega dos prêmios – que incluem viagens para a Alemanha – já tem data marcada: será no dia 13 de maio, quando a DSO se apresentará ao lado da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, num concerto ao ar livre no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

Quem pode participar?
A inscrição é aberta a todas as pessoas com domicílio no Brasil. Em caso de uma criação coletiva, a equipe deve decidir entre si sobre a divisão dos prêmios. Cada participante pode submeter até 6 (seis) vídeos.
A participação no concurso MUSIC ON THE ROAD é gratuita. Fica excluída qualquer possibilidade de recurso por via judicial.
Formato dos filmes
Todos os formatos de vídeo são aceitos.

Para maiores informações acessem: site www.music-on-the-road.com



Fonte: DW, CCBA, Site e Facebook “Music on the Road”


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prepare-se ! Edital NATURA MUSICAL 2012 Chegando


O 1º Edital Nacional Natura Musical 2012 está chegando.
Há 7 anos, a Natura vem apoiando a música brasileira. Durante esse tempo, mais de 170 projetos foram contemplados e viabilizaram experiências prazerosas com os ritmos e histórias do Brasil.
Agora, está chegando a sua vez de inscrever um projeto. Fique atento,
a partir do dia 24 de abril as inscrições estarão abertas.
Serão aceitos projetos de todos os tipos, inscritos ou aprovados na Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual: gravação e lançamento de CD/DVD, apoio à pesquisa, realização de documentários, biografias, atividades socioeducativas, recuperação de acervo e apoio a turnês, entre outras iniciativas que tenham a música como destaque.
Para mais informações, visite www.natura.net/patrocinio
ou ligue para (11) 3146-0970.
Não fique fora dessa!



Fonte: NATURA MUSICAL 2012

OSMS - Orquestra Sinfônica Municipal de Santos anuncia sua programação do primeiro semestre

OSMS - Orquestra Sinfonica Municipal de Santos
A OSMS - Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, dirigida pelo maestro Luis Gustavo Petri, em primeira mão, anuncia sua programação para o primeiro semestre deste ano de 2012.


Vale lembrar, que em janeiro/12 a OSMS se apresentou no Teatro Coliseu, sob a batuta do maestro Luis Gustavo Petri em concerto comemorativo - aniversário da cidade de Santos com participação especial de André Mehmari e Monica Salmaso,  em março/12 se apresentou no Coliseu, com música clássica portuguesa, no projeto de geminação das cidades de Santos e Arouca/Portugal, sob a batuta do maestro português Antonio Costa e em primeiro de abril/12, também no Teatro Coliseu, na série "Grandes Mestres", tendo como destaque a Sinfonia n.5 de Beethoven sob a batuta do maestro Rodrigo Vitta.


Além de fazer seus belíssimos e tradicionais concertos no Teatro Coliseu, a Sinfônica de Santos tem em sua programação nos próximos concertos, como poderemos notar abaixo, os "Concertos Populares", com o objetivo de levar a orquestra até a comunidade e facilitar o acesso a música clássica, fará também a abertura do Festival de Inverno de Mogi das Cruzes.

A programação do segundo semestre ainda não foi anunciada, mas nós do blog "O Pentagrama" divulgaremos, assim que possível. 

Então vejamos:

26.04.12 - Dez anos do Clube do Choro
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS
Gilson Peranzzetta, piano e arranjos
Marco Senise, sax e flauta
Amoy Ribas, percussão
Regente Luís Gustavo Petri

Local: Teatro Coliseu de Santos
Rua Amador Bueno, 237. Centro - Santos - SP. ( 13) 4062 0016
Ingresso: 8 reais (inteira) e R$ 4,00 (Meia)
Horário: 20:30h

10.05.12 - Concertos Populares
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS
Regente Rodrigo Vitta

Repertório:
Kustelerleben, op.136 – J.Strauss Jr
Dança Slava n.2 - Dvorak
Dança Húngara n.5 - Brahms
Sinfonia n.5 - Beethoven

Local: Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Rua Manuel Tourinho, 351
Macuco - Santos - SP
Horário: 20:30h
entrada franca

31.05.12 - Série Solistas
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS
Quaternaglia - comemoração dos 20 anos
Regente Luís Gustavo Petri

Repertório:
Andaluz - Joaquin Rodrigo
Sinfonia n.9 "Novo Mundo" - Dvorak

Local: Teatro Coliseu de Santos
Rua Amador Bueno, 237. Centro - Santos - SP. ( 13) 4062 0016
Horário: 20:30h
entrada franca

14.06 - Série Solistas
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS
Hermeto Pascoal
Regente Luís Gustavo Petri

Repertório:
Obras para orquestra do próprio compositor 

Local: Teatro Coliseu de Santos
Rua Amador Bueno, 237. Centro - Santos - SP. ( 13) 4062 0016
Horário: 20:30h


01.07 - Festival de Inverno de Mogi das Cruzes
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS
Regente Rodrigo Vitta

Repertório:
La Cenerentola - Rossini
Sinfonia n.1 (Devaneios de Inverno) - P. Tchaykovisky 

Local: Festival de Inverno Serra do Itapety - Mogi das Cruzes
CEMFORPE - CENTRO MUNICIPAL DE FORMAÇAO PEDAGOGICA
Rua Antenor Leite da Cunha 55 - Vila Mogilar
Mogi das Cruzes - SP
Horário: 20h
entrada franca


Fonte: SECULT/COMUSI