segunda-feira, 30 de abril de 2012

Discografia completa de Ernesto Nazareth é disponibilizada na internet



No endereço www.ernestonazareth150anos.com.br está disponível um acervo precioso, com a integral da discografia de Nazareth em cerca de 2.500 gravações de músicas feitas desde 1902 até os dias de hoje, em todo o mundo, isto é a tradução de 13 anos de trabalho do pesquisador Alexandre Dias, sobre a vida e a obra do compositor Ernesto Nazareth.

Para enriquecer a relação de obras, estão disponíveis 2.043 gravações para audição instantânea em stream (não sendo possível download). Basta clicar em uma gravação que o player irá aparecer.

Dentre as raridades do acervo estão as primeiras gravações em 78-RPM feitas na primeira década de século XX pela lendária Casa Edison, com as bandas militares e alguns dos primeiros regionais de choro, passando por gravações do próprio Nazareth, a explosão que foi sua música em 1914 nos EUA e Paris e o período de transição na década de 1940 com influências americanas. Também podem ser encontrados no site os primeiros LPs antológicos na década de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes; os cantores populares, sua grande redescoberta pela pianista Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pianista Arthur Moreira Lima em 1975 - que o levaram definitivamente para as salas de concerto -; as gravações por músicos japoneses, americanos, franceses, noruegueses, uruguaios, islandeses, canadenses, brasileiros e muitos outros, mostrando o alcance da obra de Ernesto Nazareth.

O Brasil pode se orgulhar !

O projeto tem o apoio do Instituto Moreira Salles.



Fonte: Revista Concerto/Site Ernesto Nazareth 150 anos

Um comentário: