sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sai a programação de Ópera do Teatro São Pedro

Teatro São Pedro na cidade de SãoPaulo
A nova direção do Teatro São Pedro anunciou os três títulos da temporada lírica de 2012. São eles: O elixir do amor de Gaetano Donizetti, em junho; Lakmé de Léo Delibes, em agosto; e Werther de Jules Massenet, em novembro.


O blog "O Pentagrama" e outros meios de comunicação, derão notícias que desde o fim do ano passado o Teatro São Pedro passa por uma profunda reformulação. Inicialmente a Secretaria da Cultura substituiu a Organização Social que o geria, passando a administração do teatro ao Instituto Pensarte. Um conselho artístico criado pela nova direção acabou entrando em conflito com o diretor artístico, maestro Roberto Duarte – por conta da escolha de títulos para a temporada –, o que acabou levando à renúncia de Duarte. Finalmente, por sugestão do então Secretário da Cultura Andrea Matarazzo, o maestro Júlio Medaglia foi indicado novo diretor artístico. 


Emiliano Patarra se mantem como regente titular da Orquestra do Teatro São Pedro, Paulo Abrão Ésper é o diretor.


A Ópera "O elixir do amor" de Donizetti será regida por Emiliano Patarra e terá direção cênica de Walter Neiva. Júlio Medaglia assume Lakmé, que cenicamente será dirigida por Plamen Kartalov, diretor búlgaro que já trabalhou com Medaglia em produções de Carlos Gomes. André Heller-Lopes foi convidado para a direção cênica de Werther, cuja direção musical ainda não está definida.


Ainda, vale frisar, que o maestro Júlio Medaglia reafirmou a Revista Concerto o seu compromisso de articular o Teatro São Pedro com o seu entorno. “Além de produzir com excelência, vamos desenvolver uma relação criativa, uma animação cultural na região do Bom Retiro, da Barra Funda, da Santa Cecília. Queremos estabelecer um novo diálogo dessa comunidade com seu teatro, levando a informação musical de qualidade”, afirmou o diretor artístico. Medaglia também falou da necessidade de ampliar as instalações físicas do Teatro anexando um imóvel vizinho. “Assim poderemos criar uma central cenográfica e desenvolver know how para figurinos e cenários”, completou.


Bem… estamos torcendo que tudo entre nos eixos e que corra tudo conforme o esperado nesta nova fase. O Teatro São Pedro, é um lindo, imponente e charmoso teatro, construído pelo português Manuel Fernandes Lopes e inaugurado no dia 16 de janeiro de 1917, sendo tombado em 1984 e sua atividade "a todo vapor" beneficia a todos... e muito.... beneficia a cidade de São Paulo, o púlbico em geral, o entorno, o Teatro e todos os profissionais que estão envolvidos, pois o Brasil tem muita gente competente e talentosa para tudo isto.


"In bocca ao lupo" Teatro São Pedro !!!!





Fonte: Revista Concerto site

Nenhum comentário:

Postar um comentário