quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SANTOS SE APRESENTA NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 20/09, NO TEATRO COLISEU.

OSMS - Orquestra Sinfônica Municipal de Santos
maestro Rodrigo Vitta
Foto: Divulgação

*No dia 20 de setembro, quinta-feira, às 20horas30min, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos - OSMS se apresenta no Teatro Coliseu na cidade de Santos, litoral de São Paulo, regida pelo maestro Rodrigo Vitta

Nesta noite de concerto, teremos no programa:


* Abertura "As Hebridas" (A Gruta de Fingal) 
op. 26 - Felix Mendelsshon (1809-1847)
A obra foi concebida em 1829, as "Hebridas" são um conjunto de ilhas de diversos tamanhos, localizadas a oeste da Escócia. Muitas são habitadas, outras continuam desertas até hoje. Numa das ilhas desertas, na pequena ilha de Staffa, está localizada uma caverna conhecida como Gruta de Fingal. Aos 20 anos de idade, o jovem Felix Mendelssohn esteve por lá e ficou muito impressionado com o local! Engana-se aqueles que pensam que Mendelsshon escreveu uma música puramente descritiva a natureza, a abertura tem uma construção compacta e engenhosa que não é necessário um conhecimento das grutas escocesas de Fingal. Porém, é muito claro que o compositor tem uma posição ambivalente da música, ele procura o equilíbrio entre a compreensão musical autônoma e a intermediação extramusical.

* Sinfonia "Clássica" em ré maior op. 25 - Sergei Prokofiev (1891-1953)
I. Allegro
II. Larghetto
III. Gavotta: non troppo Allegro
Molto vivace
Segei Prokofiev foi o compositor russo mais popular do século XX. Ele não se deixou contagiar pela vanguarda musical,  mantendo-se sempre fiel à tonalidade e as formas musicais de contornos claros. A força otimista, a alegria de viver, a elegância e beleza lírica-cantabile de sua música ajudaram a obter grande popularidade e uma maior divulgação. A Sinfonia "Clássica", criada em 1916/17, é considerada sua primeira sinfonia. Hoje em dia, é sua obra mais conhecida; é no todo um confronto refletido com o estilo "clássico", em especial a fase final do grande compositor alemão Haydn.

* Concerto para violão e orquestra em Re maior - Mario Castelnuovo-Tedesco (1895 - 1968)
I. Allegretto
II. Andantino ulla romanza
III. Rítmico a cavaleresco
Com participação do violonista Solista Iury Cardoso
Mario Castelnuovo-Tedesco nascido em Florença, 3 de abril de 1895 e faleceu em Los Angeles, 17 de maio de 1968. Compositor italiano, estudou com Pizzetti no Conservatório de Florença e antes de 1918 já chamara a atenção dos compositores da época. Em 1939 mudou-se para os EUA e a partir de 1946 ensinou no Conservatório de Los Angeles e compôs trilhas para cinema. Suas primeiras canções e peças para piano impressionam e as pequenas formas permaneceram como sua melhor forma de expressão, em especial as partituras para todas as canções das peças de Shakespeare, e em sua vasta produção para violão. Entre outras obras incluem-se composições para óperas, aberturas, concertos e oratórios.

Violonista Iury Cardoso
Foto: Divulgação

Realmente não dá pra perder ! A entrada é franca !


Orquestra Sinfônica Municipal de Santos é dirigida pelo maestro Luis Gustavo Petri que tem como seu assistente o maestro Rodrigo Vitta. A Sinfônica de Santos vem conquistando notória posição no contexto cultural do Estado,  composta por músicos de excelente técnica e preparo musical, vem sendo convidada para apresentações nas principais salas do País.


Fica a dica !!!!


SERVIÇO:
DIA 20/09/2012 às 20h30 
Local: Teatro Coliseu
Rua Amador Bueno n.237 - Centro Histórico
Cidade: Santos  -  SP
Entrada Franca



Fonte: COMUSI / SECULT


Nenhum comentário:

Postar um comentário