terça-feira, 18 de setembro de 2012

Não dá para perder !!! Orquestra Sinfônica Municipal interpreta a consagrada peça impressionista de Claude Debussy "Pelléas et Mélisande" no Theatro Municipal de São Paulo

Datas: 15, 17, 19, 20 e 21 de setembro de 2012

Com o compromisso de reafirmar o seu espaço na cena lírica nacional e internacional, o Theatro Municipal de São Paulo produziu mais uma ópera consagrada, Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy, com direção cênica de Iacov Hillel, cenários de Helio Eichbauer e direção musical e regência de Abel Rocha, diretor artístico da casa e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal. Depois de realizar O Crepúsculo dos Deuses, o TMSP traz a intimista composição francesa, um contraponto à vertiginosa obra wagneriana. “Pensamos esta sequência justamente para destacar a diversidade de linguagens e oferecer um panorama rico da produção lírica, conceito que pauta a nossa programação”, explica o maestro.

Teatro cantado, no qual a música é intimamente ligada ao texto, Pelléas et Mélisande levou dez anos para ser composta por Debussy. Para essa que é uma das mais importantes obras impressionistas, o diretor e o maestro brasileiros buscaram evocar visual e musicalmente as sutilezas desta ópera, de misteriosa atmosfera, estratificada por sentimentos humanos em suspensão. 

Recursos essenciais, entre os quais projeções de detalhes retirados das telas de Claude Monet, compõem o cenário minimalista, idealizado a partir da luz. As suaves mudanças das imagens projetadas não devem ser percebidas pelo espectador. A concepção cênica vai deixar ainda um legado ao TMSP - um palco giratório. Segundo o diretor, a opção pelo palco giratório, além de trocar os locais da ação com poucos elementos, serve como símbolo do eterno retorno, onde o ciúme é a causa de tanta tragédia. “Na direção optei por mostrar a obra com todas as possibilidades de leitura que ela oferece”, afirma Iacov Hillel. 

Com sete personagens, os principais de Pelléas et Mélisande encarnam diferentes simbolismos. A liberdade, etérea e angelical, é retratada por Mélisande (Rosana Lamosa), enquanto o amor idílico por Pelléas (Fernando Portari). O humano, com sua impulsividade febril, é representado por Golaud (Vincent Le Texier), já o tempo, a sabedoria da eternidade, está em Arkel (Sávio Sperandio). Duas crianças – Giovani Prado (12 anos) e Marcelo Damasceno (11 anos) – participam do espetáculo. Além de atender a proposta original de Debussy, o convite aos pequenos solistas estimula os participantes de corais infantis a investir em seu estudo musical e vocal, tão importante tanto para a formação de novos profissionais, quanto de futuros apreciadores da música lírica.

A História de Pelléas et Mélisande 

Ópera em cinco atos de Claude Debussy (1862-1918)
Estreia: Opéra-Comique, Paris, 30 de Abril de 1902
Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico
Abel Rocha – direção musical e regência
Iacov Hillel – direção cênica e iluminação
Hélio Eichbauer – cenografia
Cássio Brasil – figurinos
Eliseu Cabral – Visagismo
Binho Dias – Vídeo Mapping

Se passa no mítico e fictício reino de Allemonde. O príncipe Golaud, neto do Rei Arkel, sai para caçar na floresta e se perde. Ao ouvir o som de um choro, ele encontra uma jovem misteriosa, Mélisande, que havia perdido sua coroa no rio, mas não desejava recuperá-la. Ele se apaixona perdidamente e a convence de voltar com ele para o castelo. 

Geneviève, mãe de Golaud, lê para o velho Rei a carta que seu filho escreveu contando que se casara e pedindo perdão. Uma vez que Arkel perdoa o neto e permite que este retorne ao castelo, ele regressa com sua bela e ainda misteriosa esposa, que é recebida por Geneviève e Pélleas, meio-irmão de Golaud.

Pelléas leva Mélisande até a fonte dos cegos. A jovem brinca com seu anel que cai no fundo das águas. De volta, quando seu marido a interroga sobre o anel, ela diz tê-lo perdido em uma gruta da praia ao buscar conchas para o pequeno Yniold, filho do primeiro casamento de Golaud. Ele ordena que ela vá buscar a jóia, acompanhada de Pelléas. Os dois começam a desenvolver uma ligação cada vez mais forte, que começa a chamar a atenção de Golaud. Desconfiado, o príncipe pede que seu filho, Yniold, vigie o jovem casal. 
Uma noite Golaud surpreende Pelléas e Mélisande juntos, justamente quando, finalmente, eles confessam seu amor um pelo outro. Louco de ciúmes, Golaud mata seu meio-irmão e passa a maltratar sua esposa grávida. Mélisande morre ao dar a luz a uma pequena menina, deixando seu marido arrependido, mesmo assim querendo saber a verdade.


Elenco:Mélisande – Rosana Lamosa (soprano)Pelléas – Fernando Portari (tenor)Golaud – Vincent Le Texier (barítono)Geneviev – Kismara Pessatti (contralto)Arkel – Sávio Sperandio (baixo)Médico – Sergio Righini (baixo)Yniold – Giovani Prado e Marcelo Damasceno (em dias alternados)


Serviço:
Theatro Muncipal de São Paulo
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anosIngressos: R$ 100, 60 e 40
Datas: Setembro - 5 sab 20h, 17 seg 20h, 19 qua 20h, 21 sex 20h e 23 dom 17h(duração total 3h com 1 intervalo de 20’)
Praça Ramos de Azevedo, s/nºTelefone: 3397-0300 
Bilheteria: 3397-0327 
ingressorapido.com.br




Fonte: TMSP - Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário