Em época de Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música
Erudita sempre arrumo encrencas com meus comentários. Desde o anúncio até a
entrega do prêmio as lambanças são muitas. Tem diretor de ópera dando pitchi e
ameaçando processo, tem organizador bravo por esse ou aquele comentário, tem
leitor que conhece a fundo a estrutura do prêmio e reclama e tem alguns que
concordam, resumindo, acontece de tudo nessa época. Parece que esse ano não
será diferente.
Foi anunciado no site oficial do prêmio que a lista
dos indicados sairia no dia 06 de Agosto, o anuncio da lista no dia 30 me pegou
de surpresa. A direção resolveu antecipar o anúncio, ótimo , mais tempo para a
votação. A estrutura e as regras de votação continuam as mesmas, duzentos
jurados votam e o júri popular vota pela internet. Uma fórmula matemática , que
eu não entendo, elege o vencedor. Segundo o release, é um procedimento
matemático que equaliza os valores, me parece que esse ano acaba a proporção de
90% para os jurados e 10% para o público em geral.
Na categoria Cantor Solista temos três grandes nomes,
aposto em Martin Muehle, na ópera A Valquíria de Wagner o tenor foi fantástico.
Não foi por acaso que ele foi eleito o melhor tenor nos Melhores e Piores de
2011 por esse blog. Na categoria Cantora Solista temos uma eterna injustiça,
Luciana Bueno sempre canta bem , faz a melhor Carmen de Bizet do Brasil e
sempre é esquecida. Cantou magistralmente no theatro São Pedro em 2011 e seu
nome nunca aparece. Mais um ano que se passa, mais um ano sem você. Outro
soprano que merece uma indicação é Laryssa Alvarazi, a jovem esta em excelente
fase. Rosana Lamosa , a eterna, sempre é indicada, vejam que coisa legal, ela
vai apresentar o prêmio e quem sabe junto com o maridão Fernando Portari soltar
o vozeirão. O Blog de Ópera e Ballet elegeu Denise de Freitas como a melhor
cantora solista de 2011, essa cantou magistralmente e merece levar o caneco.
Escolher o vencedor da categoria Cenário esta uma
moleza, quem assistiu aos três espetáculos indicados sabe que Fernando Anhê fez
o melhor trabalho do ano em O Menino e os Sortilégios no Theatro Municipal de
São Paulo. Livia Sabag merece o prêmio de melhor Direção de Cena, suas ideias
em O Menino e os Sortilégios foram brilhantes. A concorrência com Andre
Heller-Lopes é difícil, o diretor ganha Prêmio Carlos Gomes aos montes, até
quando faz ópera em forma de concerto na Sala São Paulo fatura. Em 2011 fez uma
interessante direção da ópera A Valquíria, mas o trabalho de Livia Sabag foi superior.
Mais uma que recebeu o prêmio de melhor diretora desse blog.
Na categoria Espetáculo de Ópera vejo A Valquíria
superior aos concorrentes, mas Tristão e Isolda e O Menino e os Sortilégios
correm por fora e podem surpreender. A Valquíria foi eleita como melhor ópera
de 2011 por esse blog. Outra barbada é a categoria Figurino, Fernando Anhê deve
ganhar fácil. A categoria Melhor Regente tem grandes nomes como indicados, é
estranho e prematuro a indicação de Isaac Karabtchecvky por seu trabalho junto
à Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Ele assumiu a orquestra recentemente e ela
vem de um primoroso trabalho feito por Roberto Tibiriçá. Ligia Amadio merece
mais que ninguém esse prêmio, fez um grande trabalho com a Orquestra Sinfônica
da Universidade de São Paulo, trouxe níveis de excelência a orquestra e como
recompensa ganhou a demissão em Janeiro.
Luis Fernando Malheiro regeu muito e mostrou que
conhece Wagner profundamente em A Valquíria , dificilmente alguém tira o troféu
de melhor Regente de Ópera dele. O Troféu Guarany é o principal prêmio da
noite, esse ano teremos uma disputa acirrada, cabeça a cabeça, voto a voto.
Todos os indicados merecem levar o caneco para casa, Dyra Oliveira, Edino
Krieger, Gilberto Tinetti e Roberto Duarte são grandes nomes.
Os indicados , no geral, refletem o que de melhor
tivemos na ópera e na música erudita no Brasil em 2011. Pode-se criticar a
forma da votação, reclamar de uma ausência ou de outra, mas uma coisa é certa.
Todos devemos elogiar o trabalho exemplar da Editora Algol, que ano após ano
mantém o Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita vivo. Outro importante
ponto é a eleição dos Melhores e Piores pelo blog de Ópera e Ballet. Todos os
que foram laureados como Melhores pelo blog foram indicados ao prêmio, sinal
que nossa opinião é deveras acertada.
Por Ali Hassan Ayache
Nenhum comentário:
Postar um comentário