quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Amaral Vieira no ano de comemorações dos seus 60 anos, recebe nos Estados Unidos o prêmio “Founder’s Award 2012, duas obras são encomendadas pela Fundação Arkas da Turquia e tem concerto exclusivo em NY.


Amaral Vieira no momento dos agradecimentos pelo prêmio
Foto: Eduardo Kosaka

Voltando dos Estados Unidos, onde realizou concertos com orquestra em Los Angeles e em Santa Monica, o compositor e pianista Amaral Vieira lá foi laureado com o prêmio “Founder’s Award 2012” em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua contribuição para a paz mundial através da música.

A láurea é atribuída pelo Conselho da instituição norte-americana “International Committee of Arts for Peace” (ICAP), com sede em Santa Monica, a personalidades internacionais que tenham se destacado em suas áreas de atuação em prol da paz mundial e da integração cultural das nações.

Esta foi a primeira vez que o importante prêmio foi atribuído a um artista latino-americano.

Amaral Vieira (a esquerda) recebendo o prêmio
do pianista Herbie Hancock (direita)
Foto:Eduardo Kosaka

Amaral Vieira recebeu das mãos do grande pianista de jazz Herbie Hancock o diploma e a medalha “Founder’s Award 2012” na cidade de Santa Monica.

Entre as personalidades já agraciadas com esta láurea estão o maestro Zubin Mehta, o pianista Lang-Lang, o violoncelista Yo-Yo Ma, o saxofonista Wayne Shorter, o músico Quincy Jones, os líderes Nelson Mandela e Mikhail Gorbatchev, entre outros.

Amaral Vieira e Herbie Hancock no diálogo
Foto: Eduardo Kosaka




Amaral Vieira e Herbie Hancock, na mesma ocasião, gravaram um diálogo em vídeo falando sobre a Música como elemento e instrumento de vital importância para a educação, a confraternização e a paz entre os povos. O ICAP disponibilizará oportunamente este diálogo em DVD.


E mais .... 




Amaral Vieira acaba de receber duas encomendas de composição da prestigiosa Fundação Arkas da Turquia.

O compositor paulista deverá compor no segundo semestre de 2012 um Trio para violino, violoncelo e piano, para ser estreado em março do próximo ano no Festival Internacional de Música de Ankara pelo premiado Trio Arkas, conjunto patrocinado pela Fundação e formado pelo violinista Tuncay Yilmas, pelo violoncelista Gustav Rivinius (vencedor do Concurso Tchaikovsky de 1990) e pelo pianista Emre Elivar.

Em 2013 Amaral Vieira deverá compor para o mesmo conjunto um Concerto Tríplice para violino, violoncelo, piano e orquestra que deverá ser estreado em 2014 em Istambul e em Berlim.

As duas obras serão gravadas em 2014 em CD e DVD pelo selo Universal Music.

Amaral Vieira em concerto em Los Angeles
Foto: Eduardo Kosaka
Muitos eventos estão comemorando os 60 anos do artista desde o início deste ano até dezembro quando será o último de que temos notícia. 

Em outubro haverá um concerto exclusivamente dedicado a suas obras na Sala Steinway de Nova Iorque com vários artistas daquele país e a participação de Amaral Vieira.

Isto não é para qualquer um.... e sim para um grande compositor, pianista... um grande homem que representa o Brasil na música.

Bravo Amaral Vieira !!!! Bravíssimo !!!!



Fonte: Thesaurus Music - Laura Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário