sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MAESTRO JULIO MEDAGLIA É DEMITIDO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO SÃO PEDRO

Julio Medaglia
Foto: internet
O maestro Julio Medaglia foi demitido no começo da tarde, do último dia 03 de agosto, da direção artística do Teatro São Pedro, após assumir o posto em março deste ano e realizar uma bem sucedida montagem de O Elixir do Amor, conflitos com o Instituto Pensarte, organização social gestora do Teatro São Pedro, levaram à demissão do maestro. A nota da Secretaria da Cultura informa que foi demitido também o diretor executivo do Instituto Pensarte, José Silveira.



Abaixo, transcrevemos o noticiado, no blog do jornalista João Luiz Sampaio – Estadão.com.br, no próprio dia 03/08/12.

Assim vejamos:

“ O maestro Julio Medaglia foi demitido no começo da tarde de hoje da direção artística do Teatro São Pedro. Ao longo da última semana, ele havia se desentendido com funcionários do Instituto Pensarte,organização social responsável pela gestão do teatro. Por conta disso, havia sido demitido, decisão da qual o instituto teria voltado atrás após conversa com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo.

Na tarde de hoje, porém, o maestro foi convocado e demitido pelo conselho de administração do instituto. Em um primeiro momento, os concertos que Medaglia regeria amanhã e domingo no teatro foram cancelados – e fontes ligadas ao instituto disseram ao Estado que o mesmo deve acontecer com o restante da temporada do teatro. A Secretaria de Estado da Cultura, no entanto, diz em nota que os concertos serão mantidos e regidos por Emiliano Patarra (leia abaixo). O programa, porém, será alterado.

Julio Medaglia e o produtor José Roberto Walker assumiram o Teatro São Pedro no primeiro semestre deste ano, mas as relações com o Instituto Pensarte já estavam desgastadas. O estopim do desentendimento teria sido um episódio envolvendo as partituras da ópera “Medium”, de Menotti, próxima atração da temporada do teatro.

Após receber a notícia de que as partituras ainda não haviam sido encomendadas, Medaglia procurou o Instituto Pensarte para discutir a questão. Foi demitido em seguida – por e-mail. O Estado teve acesso ao e-mail enviado por Márcio Amorim, diretor administrativo e financeiro do Pensarte, ao maestro:

“Em conformidade com o disposto na legislação trabalhista, comunicamos a Vossa senhoria que a partir da data de 26/07/2012, considera-se desligado de nosso quadro de pessoal. Destarte, declaramos rescindido seu contrato de trabalho por justa causa, nos termos da aliena ‘k’ do artigo 482 da CLT, por motivo de Ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos. Comunicamos ainda que V.Sa, deverá comparecer em nossa empresa na data de 30/07/2012, para receber seus haveres, e, homologar sua Rescisão de Contrato de Trabalho perante o sindicato de sua categoria.”

A secretaria de Estado da Cultura, procurada pela reportagem, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Atualização, feita às 18h de sexta-feira, dia 3 de agosto:

A Secretaria de Estado da Cultura acaba de divulgar nota sobre a demissão do maestro Julio Medaglia e de José Silveira, diretor executivo do Instituto Pensarte. Diz a nota: “A Secretaria de Estado da Cultura foi comunicada nesta sexta-feira (3/8) da decisão tomada pelo Conselho de Administração do Instituto Pensarte, organização social responsável pela gestão do Theatro São Pedro, de desligar de seus quadros o diretor artístico Júlio Medaglia e o diretor executivo, José Silveira. A Secretaria agradece o trabalho realizado pelos profissionais e aguarda, até o final da próxima semana, que o Instituto apresente nova proposta de programação para o segundo semestre, dentro das diretrizes estabelecidas pelo órgão para aquele equipamento cultural. A Secretaria reafirma o compromisso de oferecer espetáculos de qualidade à população paulista.”

Por telefone, a assessoria de imprensa disse ainda que os concertos do fim de semana não serão cancelados e serão regidos pelo regente titular da orquestra, Emiliano Patarra. ”


No próprio dia 03/08/12, o maestro Julio Medaglia conversou com o ESTADO DE SÃO PAULO e criticou o acontecido.

Diz Julio Medaglia: “Não existe ópera tão emocionante e bufa quanto o Brasil”

Transcrevemos então, na íntegra, o veiculado no blog do jornalista João Luiz Sampaio – Estadao.com.br a respeito:

Em conversa com o Estado, o maestro Julio Medaglia, que foi demitido hoje da direção artística do Teatro São Pedro, criticou a “incompetência” do Instituto Pensarte e disse que o secretário de Cultura informou ontem a ele que estava feliz “pela maneira como os desentendimentos haviam sido resolvidos”.

“Estivemos em estado de tensão o tempo todo com o Pensarte. A produção do “Elixir do Amor”, tão elogiada pela crítica, só saiu por causa de caixas de calmantes e a disposição e conhecimento do produtor José Roberto Walker, que chegou a colocar dinheiro do bolso dele na produção. O coro que cantou na ópera, por exemplo, só assinou contrato um dia antes da temporada”


“Na semana passada, procurei o Pensarte porque as partituras das próximas óperas ainda não haviam chegado. Conversando com o PX Silveira, ele me disse que havia problemas de contrato ou algo assim e que elas só chegariam na época do início dos ensaios. Como pode um burocrata definir quando os músicos podem ou não estudar uma partitura? Batemos boca, saí de lá muito irritado.”
“Na segunda-feira, o secretário Marcelo Araújo nos chamou para uma reunião, nos entendemos, todo mundo se desculpou. Continuei a ensaiar para os concertos do fim de semana. Ontem, encontrei o secretário na Academia Paulista de Letras e ele me disse que estava feliz “pela maneira como os desentendimentos haviam sido resolvidos”, e pelo fato de que a programação sairia como prevista. Hoje, no entanto, depois do ensaio da manhã, fui chamado no Pensarte e comunicado de minha demissão.”
“Fala-se tanto do modelo de organizações sociais, mas ele não funciona se você escolhe pessoas incompetentes para trabalhar nelas. De onde vêm essas OSs? Que ligação tem com a cultura? O fato é que meus 50 anos de trabalho não valem nada. É uma pena. Não existe uma ópera tão emocionante e bufa como o Brasil.” "





Fonte: blog de João Luiz Sampaio – Estadão .com.br / Revista Concerto

Um comentário:

  1. Caro maestro Júlio Medaglia, sou um "Zé Ninguém" comparado a sua estatura biográfica, mas sendo um cidadão que paga em dia seus impostos, solidarizo-me com sua postura de indignação diante desses calhordas mercantilistas da grande arte. Avalio que o goverdo de São Paulo está falido financeira e moralmente pela incompetência administrativa de seus tecnocratas.

    ResponderExcluir