terça-feira, 12 de março de 2013

Eudóxia de Barros ganha dois prêmios em março: o Prêmio Excelência Mulher 2013 e APCA de Música Erudita pelo Conjunto da Carreira

Pianista Eudóxia de Barros
Foto: Divulgação

A grande pianista Eudóxia de Barros ganha dois prêmios no dia 12 de março, o Prêmio Excelência Mulher da Fraternidade Aca Laurência, apoiado pelo CIESP Diretoria Distrital Sul e o APCA(Associação Paulista de Críticos de Arte) de Música Erudita pelo Conjunto da Carreira.


 “Fiquei muito feliz com a coincidência de receber dois importantes prêmios no mesmo dia,” comenta Eudóxia.



Eudóxia de Barros (Pianista) 
Uma das melhores e mais ativas pianistas brasileiras, desenvolve uma carreira admirável, permeada por sucessos e realizações. Aos 16 anos, tocou, em primeira audição no Brasil, o Concerto n. º 1 de Villa-Lobos, como uma das solistas vencedoras da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Em 1963 redescobriu Ernesto Nazareth, gravando sua obra no premiado disco “Ouro sobre Azul”, o que ocasionou o ressurgimento do chorinho e a valorização do compositor no cenário musical brasileiro.
É fundadora e Vice-Presidente do Centro de Música Brasileira e acumula muitos prêmios e honrarias, tais como APCA e FUNARTE no Brasil e North Carolina Symphony nos Estados Unidos. É membro da Academia Brasileira de Música e de diversas entidades. Solista de orquestras nacionais e estrangeiras atua sob regência de grandes maestros. Gravou muitos LPs, CDs e um recente DVD, além de apresentar a sua musicalidade em diversos programas de TV. Na área do magistério, faz parte de bancas julgadoras de concursos pelo Brasil afora e transfere seus conhecimentos a privilegiados alunos, em meio às inúmeras viagens de sua concorrida agenda artística. Em 2009, recebeu a Comenda do Mérito Anhangüera, que é a mais alta condecoração conferida pelo Governo do Estado de Goiás. Em 27 de Abril de 2010, solou com a Orquestra Sinfônica de Brasília, sob a regência de seu regente predileto, Henrique Morelenbaum, no Teatro Nacional, em Brasília, a difícil e bela peça “Cromos para piano e orquestra“, dedicada a ela pelo compositor Osvaldo Lacerda.
Como grande divulgadora da obra musical de seu marido, o saudoso compositor Osvaldo Lacerda, é constantemente solicitada a apresentar em seus recitais obras de Lacerda, destacando-se mais recentemente a homenagem que a XIX Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro prestou ao grande compositor paulista pelas mãos de sua maior intérprete, a pianista Eudóxia de Barros.
É também autora do livro “Técnica Pianística”, editado pela Ricordi.
Site : www.eudoxiadebarros.com.br


Fonte: Miriam Bemelmans



Nenhum comentário:

Postar um comentário