segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NO DIA 08/12 A SÉRIE "VIOLÃO NO MASP" ENCERRA SUA EDIÇÃO 2012 COM RECITAL DE PAULO MARTELLI E QUARTETO ROMANOV


Durante os meses de outubro a dezembro de 2012, aconteceu no pequeno auditório do MASP, um dos movimentos violonísticos mais importantes do Brasil: “Violão no MASP e Concurso MASP em homenagem ao Prof. Henrique Pinto”.

A curadoria da edição 2012 do "Violão no MASP", esteve a cargo dos violonistas Paulo Martelli, Fernando Lima, Cecilia Siqueira (Duo Siqueira Lima), que também presidiram a banca julgadora do Concurso MASP em homenagem ao Prof. Henrique Pinto” , com coordenação geral de Amália De Vincenzo

E agora, com "chave de ouro", a série de recitais “Violão no MASP”  terá seu encerramento no dia 08/12/12, às 14h30min, com um recital especialíssimo de Paulo Martelli e Quarteto Romanov.  

Quarteto Romanov
Foto: Internet
Quarteto Romanov, é formado pelos violinistas russos Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova, o violista russo Simeon Grinberg e o violoncelista brasileiro Rodrigo Andrade Silveira, todos integrantes da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.


Paulo Martelli
Foto: Divulgação
Juntos com Paulo Martelli, um dos grandes nomes do violão de reputação internacional, os músicos reativam o antigo trabalho de música de câmara, com um novo projeto que de um lado tem o violão, cujo perfil é puramente solista, e do outro um quarteto de cordas que é a espinha dorsal da orquestra.

No Programa obras de: F.Sor e A. Harris (Solo) e Quinteto Op.143 de M. Castelnuovo Tedesco


SERVIÇO:
VIOLÃO NO MASP – RECITAL de ENCERRAMENTO
PAULO MARTELLI E QUARTETO ROMANOV
Dia 08/12/2012 às 14horas30min
Com ingressos a R$7,00(meia) e R$ 14,00 (inteira).
Auditório do MASP
MASP-MUSEU DE ARTE DE SP
Avenida Paulista n.1578 – Bela Vista – São Paulo

  
Sobre o projeto “Violão no MASP”: foi idealizado há mais de 30 anos pelo violonista Isaias Sávio, tendo como continuidade a coordenação o Prof. Henrique Pinto, tendo hoje como responsabilidade de continuidade do projeto a ADV produções Artísticas, sob coordenação de Amália de Vincenzo e como curadores os violonistas internacionais Fernando Lima, Cecília Siqueira e Paulo Martelli.
Tem como objetivo principal, divulgar a música erudita e popular instrumental tendo como personagem principal o instrumento “violão”, bem como, inserir profissionais no mercado e apresentar artistas já renomados do universo violonístico. Seus anos de existência, contribuíram para um verdadeiro intercambio cultural, sendo hoje, considerado pelas maiores excelências da área, como o mais importante encontro de violonistas do país. Estiveram neste projeto, nomes de grande projeção nacional e internacional: Fabio Zanon, Giacomo Bartoloni, Paulo Martelli, Duo Siqueira Lima, Brasil Guitar Duo, Mario Ulloa, Guilherme Vincens, Quaternaglia, entre outros, dignos representantes da história do violão do Brasil. Os recitais têm como foco “o violonista”, podendo envolver em sua apresentação todo o tipo de instrumento da família de cordas, sopro ou percussão (duos, trios, quartetos, etc...), desde que sejam puramente acústicos, sem qualquer tipo de amplificação. Serão ouvidos, violonistas que começam a se destacar no cenário artístico e profissionais que já tenham larga experiência. O projeto “Violão no Masp” acontece uma vez ao ano, no pequeno auditório do Masp, aos sábados com a apresentação de 2 violonistas (45 minutos cada), totalizando 90 minutos de apresentação ao vivo. A programação é feita por envio de material em áudio, vídeo e curriculum à ADV Produções e selecionada por três curadores especializados na área. Buscando uma maneira de tornar o projeto mais completo e com o intuito de agregar mais valor e promover o relacionamento entre os violonistas.
Sobre o projeto “VIOLÃO NO MASP”: criado em 2008, com curadoria do Prof. Henrique Pinto, integrou-se ao projeto “Violão no MASP” o ”CONCURSO MASP”. O concurso concentra o foco nas Escolas de Música, abrindo um canal de novos talentos. As inscrições são feitas através de material encaminhado via correio. Os inscritos farão uma eliminatória e no dia seguinte a final do concurso. Há premiação para os 3 primeiros lugares.

Sobre o Mestre e Prof. Henrique Pinto: foi mestre catedráta, coordenador de vários cursos de violão (nível nacional e internacional), autor de vários livros sobre violão, membro-presidente de Bancas Examinadoras para seleção de docentes universitários-cadeira de violão, membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao professor Isaias Sávio.

O Patrocínico do “Violão no MASP e Concurso MASP em Homenagem ao Prof. Henrique Pinto” é de:



Viabilizado por:




Coordenação e produção:




Fonte: Assessoria de Imprensa do Violão no MASP e Concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário