![]() |
Laryssa Alvarazi |
O PENTAGRAMA: Conta pra gente … Quando tudo
começou ? Quando você disse “Eu sou uma cantora Lírica.” ? Você vem de uma
família de músicos? Quem foi o primeiro incentivador ?
LARYSSA
ALVARAZI: Tudo começou quando eu
tinha 10 anos, eu já cantava na igreja e minha mãe certo dia me perguntou se eu
gostaria de estudar musica num conservatório, a resposta foi imediata: "é
o meu sonho mãe!". A partir daí, comecei a cursar o técnico em música com
ênfase em canto popular e estudei simultaneamente um pouco de piano clássico.
No fim do curso de canto eu me deparei com um repertório de musical, isso me
exigiria uma voz um pouco mais empostada, eu realizei o repertório e percebi
uma disposição natural da minha voz para o canto lírico. O 'cheque-mate' veio
com o estudo da minha primeira aria de ópera "O mio babbino caro" aos
16 anos...foi ai que eu percebi que era isso que eu queria para o resto da
minha vida.
Meu avô materno, Sr. Moacir Alvarazi, sempre
cantou, chegou a se apresentar em alguns lugares, mas era música popular
romântica dos anos 60 (RISOS) de qualquer forma, penso que só pode ter vindo
dele o sangue musical, até porque ele canta até hoje e é uma senhora voz viu!
Ele me incentivou muito, sempre me contou dos grandes cantores e suas
respectivas histórias de vida e carreira, até hoje ele vai me assistir sempre!
E me chama de neta com o maior orgulho!
“ … Eu sempre oro e peço a proteção de Deus no
palco, pra que Ele me guarde e me use como instrumento de luz …”
O PENTAGRAMA: Você tem algum cuidado com a voz
? Algum ritual antes de entrar em cena?
LARYSSA
ALVARAZI : Tomo cuidado com coisas
básicas, em época de apresentação não bebo muito gelado e sempre vou dormir
cedo, justamente para não comprometer a voz e nem o corpo, outra coisa muito
importante é ter um acompanhamento de um profissional da voz, no caso um otorrinolaringologista,
fazer exames e ter consciência que tudo esta saudável com a prega vocal.
Eu sempre oro e peço a proteção de Deus no
palco, pra que Ele me guarde e me use como instrumento de luz, uso também,
sempre que possível, como símbolo de força, dois anéis das minhas duas avós,
minha avó materna Regina e da avó Maria, avó de coração.
O PENTAGRAMA: Uma cantora de ópera tem que
necessáriamente fazer algum curso de artes cênicas ou vai de forma instintiva
?
LARYSSA
ALVARAZI: Com certeza é necessário!
Eu acho indispensável o curso de artes cênicas para o cantor lírico! Após me
formar na faculdade de música, iniciei minha pós-graduação em artes cênicas. O
palco nos exige muitas facetas, e mesmo que tenhamos uma certa facilidade em
construir um personagem, nunca será dispensável um curso com uma visão pura de
teatro e que nos dará a fórmula de estudo para, de fato, dar vida a um papel.
Até porque, da mesma forma que é muito ruim assistir uma ópera e em alguns
momentos perceber que o cantor não está muito bem vocalmente, é também da mesma
forma, desesperador um cantor que não tem ação no palco, que não acontece, que
não se entrega para o personagem. Certamente, a atuação e interpretação andam
juntas com o canto.
![]() |
Em cena na ópera Don Pasquale |
(Laryssa, falando do maestro John Neschling)
O PENTAGRAMA: No seu caso, como você monta seu personagem ? como você soluciona expressões ? Tem alguma pesquisa prévia ou na hora dos ensaios a coisa sai ?
LARYSSA
ALVARAZI: Para mim, num primeiro
momento de estudo, leio toda a história do personagem e da obra através do libreto,
se for necessário faço uma pesquisa sobre o que se passava no país na época que
a ópera foi escrita e observo influências comuns entre os fatos e a ópera, isso
já me adianta alguns trejeitos, experiência e carácter do personagem. Quanto a
cena, temos muitas vezes indicações do compositor na própria partitura da obra
e ainda contamos em cada montagem com um diretor cênico que nos auxilia e nos
indica o que fazer, como e quando fazer. Uno tudo isso a uma real chance de
viver o personagem, mergulho de cabeça sem vergonha e sem medo de absolutamente
nada, o palco nunca deve nos intimidar ou nos barrar, ele deve ser apenas um
canal direto de emoção para alcançar o coração do público, seja para
personagens cômicos, loucos ou trágicos.
O PENGRAMA: Você já interpretou grandes óperas
como Adina em L’elisir d’amore”, “Die Lustige Witwe” como Hanna, “ Die
Zauberflöte” como Rainha da Noite, “La Bohème” como Musetta Juliette em “Roméo
et Juliette” de Gounod, Norina em “Don Pasquale” de Donizetti e Elvira em “I
Puritani” de Bellini. Todas as críticas sempre falam muito bem do seu trabalho.
![]() |
Laryssa Alvarazi em cena na ópera Don Pasquale como Norina |
LARYSSA
ALVARAZI : Foi emocionante e
sobretudo motivador ler a crítica do maestro Neschling sobre meu trabalho.
Lembro que a reli umas dez vezes antes de expressar qualquer reflexo...após
isso, eu ria e chorava ao mesmo tempo...(RISOS), sim, eu sou chorona...(RISOS),
mas foi muito importante pra mim, depois tive a oportunidade de encontrá-lo e
me lembro que ao entrar na sala onde ele estava junto a algumas pessoas, ele
disse pra sua esposa, a escritora Patrícia Melo e apontando pra mim: 'É ela que
lhe falei! É ela!'...fiquei paralisada porque as pessoas pararam suas conversas
e voltaram-se pra nós e para o que ele estava dizendo sobre meu trabalho, em
meio a tudo isso eu pensava 'Meu Deus, ele está mesmo falando de mim???!!!'
hahahaha, eu pude então agradecê-lo pela crítica e ainda ouvir dele 'Em breve
trabalharemos juntos'...ele é um gênio e tem uma importância fundamental na
música do nosso país, ouvir isso dele é acreditar que meu trabalho está no rumo
certo. Foi e é, sem dúvida, um marco importantíssimo na minha carreira.
![]() |
Laryssa Alvarazi em cena na ópera Romeo et Juliette de Gounod |
![]() |
Laryssa Alvarazi em cena com o tenor Atalla Ayan na ópera Romeo et Juliette de Gounod |
![]() |
Laryssa Alvarazi em cena como Elvira na ópera Il Puritani |
“… Elvira não tem uma pitada, ela tem uma dose beeem recheada de loucura, (RISOS)... mas eu adoro! …”
O PENTAGRAMA: Em Manaus como Elvira em “Il Puritani “ uma das notáveis óperas de Vincenzo Bellini, apresentada no XVI Festival Amazonas de Ópera. É a primeira vez que canta em Manaus ? Conta pra gente como foi emprestar a voz à Elvira?
![]() |
Laryssa Alvarazi em cena como Elvira na ópera Il Puritani |
O PENTAGRAMA: Qual personagem que mais te
marcou ?
LARYSSA
ALVARAZI : Essa é uma pergunta
beeeem difícil...sempre penso nisso, principalmente quando um novo personagem
chega no pedaço, eu sempre penso como será, se eu também irei me apaixonar por
ele...enfim...é uma relação de amor, rsrsrsrs...mas acredito que o primeiro
personagem tenha uma importância sentimental maior, a Norina foi um presente
pra mim, fiz com muita alegria e entreguei a ela meu melhor, mais que isso, foi
através dela que tudo realmente começou, então não tem como não ser marcante.
Amei fazer e a faria mais umas mil vezes!
O PENTAGRAMA: Musica Sinfônica, de câmara ou
ópera. Pra você qual é o melhor universo interpretativo? Tem alguma
preferência?
LARYSSA
ALVARAZI : Todos os três sem dúvida
são incríveis! Cada um a sua forma, mas todos extremamente ricos em texto e
música. Hoje naturalmente minha preferência é ópera por estar trabalhando com
isso focadamente, mas confesso que tenho idéias futuras de projetos para música
de câmara e compromissos já com repertório sinfônico, intercalando claro com as
óperas.
O PENTAGRAMA: Quando poderemos assistir Laryssa Alvarazi ainda este ano de 2012 ?
LARYSSA
ALVARAZI : Em breve! Estou já em
preparo para La Bohème (junho, em São Paulo e cidades vizinhas), Les contes d'Hoffmann
(estréia internacional em setembro na Argentina, Buenos Aires, como Olympia) e
Nona Sinfonia de Beethoven em Agosto em Ribeirão Preto.
Obrigada pela entrevista !!
Obrigada pela entrevista !!
Vamos curtir um pouco de
Laryssa Alvarazi …??!!
Laryssa Alvarazi em cena na ópera Romeo et Juliette de Gounod
Poison Aria "Amour Ranime Mon Courage"
Maravilhosa!!!
ResponderExcluirEla é Maravilhosa mesmo...... Sou super fã....!!!!! Laryssa Linda Alvarazi....!!!!!!
ResponderExcluirLarissa é fantástica. Ao lado do Atalla como maior tenor, será o maior soprano do Brasil em breve...
ResponderExcluir